Topo

Carboidrato e gordura fazem cérebro acreditar que eles dão mais energia

Cérebro pode fazer você acreditar que terá mais energia comendo alimentos que engordam - iStock
Cérebro pode fazer você acreditar que terá mais energia comendo alimentos que engordam Imagem: iStock

Do VivaBem

18/06/2018 12h01

A restrição alimentar é um dos tipos de dietas mais comuns, principalmente a que corta os carboidratos e as gorduras do prato. Entretanto, um novo estudo mostrou que o cérebro encara o consumo de alimentos ricos em gordura e em carboidratos como algo mais vantajoso do que escolher opções com apenas um desses nutrientes.

Publicada no periódico Cell Metabolism, a pesquisa foi realizada com 206 adultos e concluiu que alimentos contendo gorduras e carboidratos parecem sinalizar suas potenciais cargas calóricas para o cérebro. “Nosso estudo mostra que quando ambos os nutrientes são combinados, o cérebro parece superestimar o valor energético dos alimentos", diz Dana Small, diretora do Centro de Pesquisa de Dieta e Fisiologia Moderna da Universidade de Yale.

Leia também:

Os participantes foram submetidos a exames cerebrais enquanto viam fotos de lanches contendo principalmente gordura, açúcar ou uma combinação de gordura e carboidratos. Com uma quantidade limitada de dinheiro, eles foram solicitados a escolherem seus alimentos preferidos. Após os testes, os cientistas perceberam que os indivíduos estavam dispostos a pagar mais por alimentos que combinavam gordura e carboidratos. Além disso, a combinação entre esses nutrientes iluminou os circuitos neurais no centro de recompensa do cérebro mais do que um alimento potencialmente mais doce.

"O processo biológico que regula a associação de alimentos com seu valor nutricional evoluiu para definir cuidadosamente o valor de um alimento para que os organismos possam tomar decisões adaptativas", explica Small. "Por exemplo, um rato não deve se arriscar a correr para um ambiente aberto e se expor a um predador se um alimento fornecer pouca energia."

Os cientistas acreditam que nossa experiência passada com as propriedades nutritivas dos carboidratos libera dopamina no cérebro através de um sinal metabólico ainda desconhecido. Esses tipos de sinais parecem ajudar a regular o que e quanto comemos. O problema é que, neste caso, o cérebro pode fazer você acreditar que terá mais energia comendo alimentos que engordam.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube