Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Quer fazer mais sexo? Coma abacate e amendoim para turbinar a libido

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

15/06/2018 04h00

Se você anda ficando mais animado com a ideia de dormir do que de fazer sexo, talvez seja hora de tomar uma atitude. É normal a libido baixar de tempos em tempos, e isso pode acontecer por uma série de razões, como depressão, estresse, obesidade ou uso de certos medicamentos, entre outros fatores, além do fato de os parceiros já não estarem se dando muito bem fora do quarto.

Mesmo assim, focar em certos alimentos e nutrientes podem ser a ajuda que faltava para "colocar fogo nos lençóis", especialmente se a causa for física. A nutricionista Clarissa Hiwatashi Fujiwara, coordenadora de nutrição da Liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP, e Alessandro Scapinelli, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einsten (SP) dão as dicas sobre o assunto.

Coloque no cardápio

abacate - iStock - iStock
Imagem: iStock

Abacate
Quando falamos de causas orgânicas, tudo o que melhora circulação de sangue vai ser positivo. Por isso, a fruta é uma boa escolha. Fornece um tipo de gordura muito boa, a monoinsaturada, que ajuda o coração e a circulação a se manterem saudáveis. Por ter um sabor neutro, pode virar preparações doces e salgadas. Só não exagere, pois é calórico. Um quarto de abacate, ou metade de um avocado, já é uma ótima porção para um dia.

cacau em pó - istock - istock
Imagem: istock

Cacau em pó
Sabemos que o chocolate é uma delícia, mas também é cheio de açúcar e gordura, o que tira um pouco seus pontos positivos. Por isso, melhor investir no cacau em pó, que possui a feniletilamina, um estimulante para a produção de dopamina e serotonina, hormônios relacionados à sensação de bem-estar, algo importante para a libido. Também melhora o fluxo de sangue no organismo. Dá para colocar na receita de um bolo, por exemplo, ou misturar com o leite, como um achocolatado.

Salmão, salmão grelhado - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Peixes gordos
Sardinha, salmão e arenque, por exemplo, são fontes animais de ômega 3, um ácido graxo que não produzimos, por isso é necessário suplementar com a alimentação. Tem uma ação anti-inflamatória, associada a uma melhor circulação no sangue e menor formação de coágulos nos vasos sanguíneos. E se tudo está bem fisicamente, as chances da libido aumentar melhoram. O recomendado é consumir, pelo menos, duas porções de 120 gramas cada, por semana.

Chá, chá verde - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Chá verde
Poderia uma xícara de chá quente aquecer sua vida sexual? O verde é rico em compostos chamados catequinas, que ajuda a promover o fluxo sanguíneo para uma vida sexual melhor, matando os radicais livres que danificam e inflamam os vasos sanguíneos, aumentando sua capacidade de transportar sangue. Também tem um componente chamado l-teanina, aminoácido com ação dopaminérgica, aumentando a sensação de bem-estar. A quantidade ideal são duas xícaras por dia, no máximo.

semente de abóbora - iStock - iStock
Imagem: iStock

Sementes de Abóbora
Considerada uma das melhores fontes vegetais de zinco, também contém proteínas, fibras, potássio e ferro. Importante para a função imunológica, cicatrização de feridas e saúde ocular. Consuma um punhado por dia, pois o zinco também desempenha um papel no desejo sexual de um homem, já que a falta dele piora a qualidade do sêmen. No caso das mulheres, está relacionado a uma maior taxa de aborto.

ovo de codorna - iStock - iStock
Imagem: iStock

Ovo de codorna (ou o de galinha mesmo)
Apesar de não ter uma relação direta com a libido, é fonte de vitaminas do complexo B, ligadas a melhor produção de esperma, além da coenzima Q10, um antioxidante cuja tarefa é nos proteger dos radicais livres e de qualquer agente externo que cause algum tipo de dano oxidativo. Mas não adianta sair comendo uma bandeja por dia. A medida são quatro ovos de codorna para um de galinha, diariamente, caso a pessoa não tenha nenhum tipo de problema com o excesso de colesterol.

Amendoim - iStock - iStock
Imagem: iStock

Amendoim
É um alimento rico em energia, fonte de gorduras e tem vitamina E, essencial para a produção de hormônios sexuais. Por isso toda essa mística em cima do amendoim. Outras fontes são a castanhas do pará, de caju, nozes, amêndoas e óleos vegetais, como o do girassol. Vá da versão torrada e sem sal, e coma, no máximo, o que cabe dentro de uma xícara de café.

Pimenta - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Pimenta
Tem capsaicina, que dá o sabor ardido para o tempero e ainda possui um discreto efeito termogênico, aumentando levemente a circulação de sangue. Se a pessoa não tiver contra indicação, como gastrite e refluxo, vale a pena incluir no cotidiano.

Veja também:

Maneire na dose

Drinque de maracujá, capim-limão, chá verde e espuma de limão, da Top Bartender  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Bebida alcoólica
Aqui é uma questão quantitativa. Muitas pessoas ficam mais à vontade, mais desinibidas ou estimuladas com a ajuda de um drinque, psicologicamente falando. Um brinde não seria um grande problema, mas sim o excesso, que aí sim vai atrapalhar o desempenho, pois o álcool tem um efeito depressor do Sistema Nervoso Central. Também causa uma vasoconstrição exacerbada, o que pode não levar sangue para onde deveria, incluindo o corpo cavernoso, atrapalhando a ereção.

Tire do cardápio

feijoada - iStock - iStock
Imagem: iStock

Comidas gordurosas
Gordura em excesso nunca é bom, especialmente antes de uma noite mais quente com o seu parceiro. Isso porque são alimentos de difícil digestão, fazendo grande parte do sangue ir para o estômago, na tentativa de finalizar o "trabalho". E quem vai ter ânimo para fazer sexo depois de comer um pratão de feijoada?

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube

O poder dos alimentos