Topo

Alimentação

Ideias e informações para você comer melhor

Comer 2 xícaras de manga por dia combate doença cardiovascular em mulheres

iStock
Fruta também pode ajudar em problemas intestinais Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

12/06/2018 15h37

A manga é deliciosa e ainda ajuda a combater doenças cardiovasculares em mulheres, de acordo com um novo estudo conduzido pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A pesquisa foi feita com 24 mulheres na pós-menopausa que consumiram 330 gramas (duas xícaras) de manga por dia, durante 14 dias.

Os pesquisadores constataram que o consumo da fruta ajudou a relaxar os vasos sanguíneos em menos de duas horas após ingestão. Além disso, algumas voluntárias mostraram mudanças favoráveis na produção de metano na respiração, uma indicação da influência potencial na fermentação intestinal. "Este é o primeiro estudo a demonstrar os efeitos vasculares positivos da ingestão de manga em humanos", diz Robert Hackman, pesquisador e autor do estudo.

Veja também:

Após os 14 dias de consumo de manga, as participantes do estudo retomaram sua dieta diária normal, mas eliminaram a ingestão da fruta por 13 dias. As medidas adotadas durante cada visita, incluíram frequência cardíaca, pressão arterial, amostras de sangue e amostras de respiração.

No início do estudo, a pressão arterial não foi significativamente diferente entre as visitas do estudo. No entanto, uma vez que a manga foi consumida, a pressão arterial sistólica foi significativamente menor duas horas após a ingestão do alimento em comparação com os valores iniciais. A pressão de pulso também foi reduzida significativamente duas horas depois de comer manga.

Fruta também ajudou no funcionamento do intestino

Os níveis respiratórios de hidrogênio e metano também foram medidos, o que reflete a quantidade desses gases que foram produzidos devido à fermentação microbiana no trato intestinal. Alguns participantes do estudo produziram hidrogênio e outros metano. 

Seis dos 24 participantes produziram metano e, destes seis, três apresentaram redução significativa de gases após o consumo de manga, que é considerado um desfecho favorável para a saúde intestinal.

As mangas contêm uma mistura de polifenóis, incluindo mangiferina, quercetina, galotaninos e ácido gálico, que têm sido o foco de investigações anteriores que exploram as potenciais propriedades protetoras da saúde das mangas. Os cientistas acreditam que a concentração desses compostos bioativos em mangas podem ser responsáveis pela resposta favorável do estudo.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube