Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Leu demais e sua visão pifou? Tempo de estudo está relacionado à miopia

Alguém que frequenta a universidade teria ao menos um grau de miopia "a mais" do que quem largou a escola aos 16 anos, diz estudo - iStock
Alguém que frequenta a universidade teria ao menos um grau de miopia "a mais" do que quem largou a escola aos 16 anos, diz estudo Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

09/06/2018 09h20

A gente acha que quem usa óculos fica com mais cara de nerd, não é? E isso pode ter uma explicação científica. Brincadeiras à parte, um novo estudo sugere fortemente que quanto mais tempo você gastou com sua educação, maior a chance de ter miopia. A pesquisa foi publicada no periódico científico BMJ.

A miopia é uma forma comum de deficiência visual e se dá quando a pessoa tem dificuldade de ver o que está mais distante.

Veja também:

Estudos mostram que, até 2050, cinco bilhões de pessoas terão miopia e mais de um bilhão terá alta miopia, uma condição que aumenta o risco de descolamento de retina, catarata e glaucoma.

Cientistas da Universidade de Bristol e da Universidade de Cardiff, ambas no Reino Unido, decidiram explorar se a educação aumenta diretamente o risco de miopia. Os pesquisadores examinaram dados genéticos de 67.798 homens e mulheres entre 40 e 69 anos.

Foram analisadas 44 variações genéticas que estavam previamente associadas à miopia, assim como 69 variações genéticas ligadas ao número de anos gastos em educação.

Como resultado, o estudo revelou que cada ano de educação estava relacionado com mais miopia. Ou seja, a próxima vez que alguém reclamar que você, míope, não o reconheceu no shopping, responda que não é falta de educação, é só excesso de aprendizado.

Mais especificamente, cada ano de educação contribuiu para um erro de refração anual de -0,27 dioptrias. “Assim, usando o sistema educacional do Reino Unido como referência, o efeito cumulativo de mais anos na educação sobre a visão significa que alguém que frequenta a universidade teria ao menos um grau de miopia a mais do que quem largou a escola aos 16 anos”.

Se você tem a visão perfeita, saiba que um grau já é o suficiente para afetar a capacidade de dirigir.

“Este estudo mostra que a exposição a mais anos na educação contribui para o aumento da prevalência de miopia e destaca a necessidade de novas pesquisas e discussões sobre como as práticas educacionais podem ser melhoradas para alcançar melhores resultados sem afetar negativamente a visão”. 

Siga o VivaBem nas redes sociais

Facebook • Instagram • Youtube