Topo

Substância da folha do chá-verde pode ajudar a combater câncer de pulmão

A Camellia sineses, planta usada para fazer o chá-verde, pode ser uma aliado no combate ao câncer de pulmão  - Getty Images
A Camellia sineses, planta usada para fazer o chá-verde, pode ser uma aliado no combate ao câncer de pulmão Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

24/05/2018 12h34

Cientistas da Índia e da Universidade de Swansea, no Reino Unido, descobriram recentemente que as nanopartículas derivadas das folhas da Camellia sinensis --usada para fazer o chá-verde, branco e preto -- podem inibir e destruir as células cancerígenas do pulmão. 

A descoberta está associada a pontos quânticos, um tipo de nanopartícula que tem a espessura de um fio de cabelo. Eles são tão pequenos que foram capazes de penetrar nos nanoporos das células cancerosas e explodi-los, matando até 80% deles.

Leia também:

O uso de nanopartículas é útil para identificar tumores, porque sua estrutura tem propriedades fluorescentes únicas e responde de maneira positiva se forem expostos à luz.

A equipe se propôs a criar um método mais simples de produzir nanopartículas. Eles fizeram isso usando um extrato de folhas de Camellia sinensis com dois outros produtos químicos.

Quando se tratava de ver se eles eram bons em bioimagiologia (visualização de processos biológicos em tempo real no laboratório) de células cancerosas, os pesquisadores notaram algo surpreendente: os pontos quânticos pareciam estar matando as células de tumores. "Nossa pesquisa confirmou evidências anteriores de que o extrato de folhas de chá pode ser uma alternativa não tóxica para fazer pontos quânticos usando produtos químicos", explicou o pesquisador chefe do projeto, Sudhagar Pitchaimuthu. “A verdadeira surpresa, no entanto, foi que os pontos inibiram ativamente o crescimento das células do câncer de pulmão. Nós não esperávamos isso.”

Vale ressaltar que a descoberta não significa que beber chá irá prevenir ou "curar" o câncer de pulmão. O estudo analisou apenas substâncias presentes na planta e não a ingestão da bebida. 

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube