Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Obesidade e sobrepeso podem afetar inteligência das crianças

Segundo os pesquisadores, trabalhos futuros podem investigar o impacto do peso no desempenho escolar - iStock
Segundo os pesquisadores, trabalhos futuros podem investigar o impacto do peso no desempenho escolar Imagem: iStock

Do VivaBem

24/05/2018 16h15

De acordo com a OMS, em 2025, 11,3 milhões de crianças no Brasil estarão com excesso de peso. E além de essa taxa aumentar riscos de diabetes e hipertensão arterial, ela também afeta o cérebro. Um novo estudo realizado por epidemiologistas da Universidade Brown, nos Estados Unidos, descobriu que as crianças com idades entre cinco e oito anos e que estão no limiar da obesidade ou sobrepeso têm menor raciocínio e memória do que crianças magras. O estudo também indicou que os escores de QI podem ser menores para crianças com maior peso.

"Os primeiros anos de vida são críticos para o desenvolvimento da cognição e investigamos se a adiposidade precoce tem um impacto sobre as habilidades cognitivas mais tarde na vida", diz Nan Li, autora e pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Epidemiologia da universidade.

Veja também:

Para o estudo, publicado na edição de junho do periódico Obesity, os pesquisadores mediram o peso e a altura de um grupo de crianças desde seus primeiros anos de vida. Aos cinco ou oito anos de idade também foram medidas suas habilidades cognitivas gerais, memória, atenção e impulsividade. Um conjunto de testes também mediu as habilidades intelectuais, incluindo habilidades verbais e organizacionais.

Os pesquisadores descobriram que o excesso de adiposidade precoce foi associado a um QI mais baixo, assim como raciocínio perceptivo e escores de memória prejudicados. Enquanto o QI se refere às habilidades cognitivas gerais, a memória se enquadra no conjunto de processos cognitivos que auxiliam no gerenciamento de pensamentos, emoções e comportamentos direcionados a objetivos.

De acordo com os autores do estudo, há uma série de mecanismos biológicos pelos quais o sobrepeso pode afetar o neurodesenvolvimento, incluindo citocinas que ativam vias inflamatórias em crianças e adultos. A inflamação pode afetar várias regiões cerebrais relevantes para as habilidades cognitivas, aprendizagem espacial e a memória. E a desregulação dos hormônios que atuam nas regiões do cérebro, incluindo o hipotálamo, o córtex pré-frontal e o hipocampo, pode afetar negativamente a cognição.

Segundo os pesquisadores, trabalhos futuros podem investigar o impacto do status de peso no desempenho escolar, em diagnósticos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e no uso de educação especial.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube