Topo

Nova droga diminui efeitos colaterais de quem tem intolerância ao glúten

O indivíduo celíaco pode apresentar barriga estufada, ânsia de vômito e diarreia  - iStock
O indivíduo celíaco pode apresentar barriga estufada, ânsia de vômito e diarreia Imagem: iStock

Do VivaBem

22/05/2018 19h02

Quem é celíaco sabe da dificuldade em encontrar alimentos livres de glúten no dia a dia. Ter uma dieta glúten free é muitas vezes uma tarefa quase impossível, pois estudos mostram que as pessoas consomem a proteína encontrada no trigo mesmo fazendo uma dieta "totalmente sem o nutriente".

Para levar alívio aos pacientes que sofrem com o problema, cientistas descobriram uma nova droga que diminui os efeitos colaterais após a exposição ao glúten. Os detalhes do estudo serão apresentados na Semana de Doenças Digestivas, em Washington (Estados Unidos), em junho. Durante o experimento, os pesquisadores usaram anticorpos monoclonais --proteínas produzidas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar corpos estranhos como bactérias e vírus. 

Leia também:

Os cientistas descobriram que o anticorpo AMG 714, que bloqueia a interleucina 15, um importante mediador da doença celíaca, leva a menos sintomas após a ingestão de glúten. "É importante notar que esta droga está sendo investigada por seu potencial para proteger contra uma contaminação modesta, e não comer deliberadamente grandes quantidades de  alimentos com glúten, como pão ou macarrão", diz Francisco Leon, autor do estudo.

As descobertas do estudo

Os pesquisadores dividiram os indivíduos com doença celíaca em dois grupos: alguns pacientes receberam o anticorpo monoclonal (AMG714) em duas doses e um outro grupo recebeu um placebo durante um período de 12 semanas. Os resultados mostraram que o AMG 714 reduziu os efeitos desencadeados pelo glúten em pacientes que receberam o medicamento, comparado ao placebo.

Essas evidências podem ser uma esperança aos celíacos, já que a contaminação do paciente pode ocorrer durante o processamento ou embalagem dos alimentos, cozimento ou por causa da rotulagem inadequada.

Sintomas da doença

O indivíduo celíaco pode apresentar barriga estufada, ânsia de vômito, diarreia, perda de peso, irritabilidade e até lesões na pele. Se você consumir algo com glúten e perceber que estes tipos de reações são frequentes, procure um médico.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube