Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Combata o sedentarismo e tenha mais saúde com 3 dicas de Marcio Atalla

Do VivaBem, em São Paulo

16/05/2018 12h18

Sair do sedentarismo não significa apenas levantar do sofá e ir correndo para a academia. Para conquistar um estilo de vida mais ativo e saudável, você pode começar com pequenas mudanças na rotina.

O educador físico Marcio Atalla, colunista do VivaBem, mostra três atitudes fáceis de incorporar no dia a dia que já trazem benefícios para sua saúde.

Use o ambiente a seu favor

Faça uma avaliação honesta dos locais que você passa a maior parte do tempo e veja como tirar vantagem do espaço.

Trabalha ou mora em prédios? Esqueça o elevador e priorize as escadas. A atividade é eficiente e melhora a condição dos músculos das pernas, além de aumentar o fôlego. “Tente incorporar o máximo de movimento que você puder”, diz Atalla.

Quebre o tempo sedentário

Caso você esteja no grupo de pessoas que passa de 8 a 10 horas por dia sentada, comece a levantar.

“Procure pelo menos três vezes na manhã e três vezes de tarde quebrar esse tempo a cada hora ficando em pé por cerca de 10 a 15 minutos”, aconselha. É simples e indolor. Atender uma ligação em pé por este período já é o suficiente para colher vários benefícios do movimento, diminuindo as chances de diabetes e pressão alta, por exemplo, e aumentando o gasto calórico.

Faça mais trajetos a pé

Tente ir almoçar em um restaurante que você consiga ir caminhando, ou de manhã andar por parte do caminho até o trabalho.

“Se desafie a acumular 10 mil passos ao longo do dia. Isso vai ser muito importante para sua saúde”, afirma Atalla. 

Durante este mês, o VivaBem vai publicar uma série de vídeos com dicas do treinador Marcio Atalla para ajudar você a sair do sedentarismo. A ideia é incentivar as pessoas a terem uma vida mais ativa e participarem do Dia do Desafio, que tem como objetivo motivar a população da América Latina a fazer qualquer exercício por pelo menos 15 minutos no dia 30 de maio. Mas você já pode começar a se movimentar desde já! E compartilhe suas atividades físicas nas redes sociais com as #DesafioVivaBem e #DiadoDesafio. E confira outras dicas de treino de Marcio Atalla no canal BemStar.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube