menu
Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor

Fibras ajudam mais do que vitamina C no combate a resfriados e gripe

GETTY IMAGES
Cascas de frutas ajuda no combate da gripe Imagem: GETTY IMAGES

Do VivaBem, São Paulo

16/05/2018 18h34

Você já deve ter ouvido pelo menos uma vez na vida enquanto estava resfriado ou gripado: consumir vitamina C ajuda na recuperação. Sim, as frutas que possuem o nutriente proporcionam um corpo saudável e auxiliam na imunidade. Porém, recentemente, pesquisadores da Universidade de Monash, na Austrália, descobriram que  as cascas da fruta teriam mais resultado que a vitamina C para combater gripes e resfriados. 

Os cientistas notaram que há uma relação direta entre o sistema imunológico e as fibras solúveis presentes em frutas como a laranja, por exemplo. Acredita-se que ocorra a produção de ácidos graxos pelas bactérias intestinais em resposta à fibra na dieta. O autor do estudo, Benjamin Marsland, destaca que as fibras ajudam não só no combate ao resfriado. "Os efeitos benéficos da fibra dietética e dos ácidos graxos aparecem em uma variedade de doenças inflamatórias crônicas, incluindo asma e alergias, que receberam atenção substancial nos últimos anos", disse.

Estudo

Os primeiros testes foram desenvolvidos em ratos, que receberam uma dosagem letal do vírus da gripe. Os camundongos com alto teor de inulina (fibra solúvel derivada de uma série de plantas) adoeceram, mas sobreviveram. Nos testes antigos, os pesquisadores acreditavam que uma dieta rica em fibras poderia baixar a imunidade.

Depois dos testes em animais, os cientistas querem testar o quanto de fibra extra precisamos para obter um benefício significativo, e quais tipos de fibra solúvel funcionam melhor no organismo.

Quais alimentos possuem inulina?

Considerada um polissacarídeo da frutose, a inulina é uma fibra vegetal, que é encontrada principalmente na chicória. Ela também pode ser encontrada em alimentos como alho, cebola e alcachofra, além das cascas de frutas cítricas.