Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Como tratar a anemia com alimentação? Coma carne com limão espremido

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

11/05/2018 04h00

Fadiga, fraqueza e cefaleia são sintomas comuns em quem está com anemia, causada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue --o que reduz o fluxo de oxigênio para os órgãos. Este é um dos principais problemas de saúde pública mundial, chegando a afetar mais de dois bilhões de pessoas no mundo. Os motivos são variados, incluindo a deficiência de um ou mais nutrientes essenciais. Por isso, é importante sempre consultar um especialista, que vai indicar a melhor linha de tratamento para cada caso.

O tipo mais comum é a causado pela falta de ferro, chamada de anemia ferropriva. O clínico-geral Paulo Olzon, que foi chefe da disciplina de medicina clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Nelson Iucif Jr., médico nutrólogo e diretor do departamento de nutrogeriatria da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e Adriana Ávila, nutricionista da Câmara Técnica do CRN-3 (Conselho Regional de Nutrição), dão dicas de alimentos que ajudam--ou atrapalham-- nessa situação.

Coloque no cardápio

Carne grelhada, churrasco - iStock - iStock
Imagem: iStock

Carne
Todas as carnes contêm ferro, mas a vermelha possui em maior quantidade quando comparada a outras. Mas como não é saudável comer carne vermelha todos os dias, por conta do colesterol e até câncer, também vale diversificar as fontes de proteína, consumindo frango ou peixe. O recomendado é 100 gr por refeição (ou um bife do tamanho da palma da mão).

bife de fígado - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Fígado
Possui um alto conteúdo de ferro, tanto que uma pequena porção já é suficiente para aumentar os níveis de hemoglobina no sangue. Só tome cuidado para que seja uma peça fresca, de boa qualidade. Pode ser um substituto da carne vermelha uma vez por semana, no máximo, por conta do alto colesterol. Vá de até 100 gr por refeição --ou três colheres de sopa se estiver moído ou desfiado.

Espinafre - iStock - iStock
Imagem: iStock

Espinafre
Este é um dos melhores alimentos (de origem vegetal) para combater a anemia, por conta de seu bom teor de ferro. Além disso, possui vitamina B12, ácido fólico e vitamina A, que interfere na formação das hemácias. E quanto mais hemácias no sangue, menor a chance de ter anemia. Outras verduras de cor verde-escura, como brócolis e escarolas, também cumprem bem esse papel de suprir o ferro nos vegetais.

Beterraba - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Beterraba
Por ter uma cor semelhante ao sangue, muitas pessoas acreditam que é ideal para evitar a anemia por ferro, mas ela nem tem tanto do mineral. O que fornece é uma boa ingestão de ácido fólico, que em conjunto com a vitamina B12 também ajuda na formação de glóbulos vermelhos.

Laranja e limão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Frutas cítricas
São ricas em vitamina C, fundamental para potencializar a absorção do ferro. A dica é tomar um suco de limão durante a refeição principal ou comer uma laranja, kiwi, morango ou goiaba, por exemplo, na sobremesa. Uma outra opção, para obter esse aporte de vitamina C, é espremer um limão em cima da carne, momentos antes de consumi-la.

Tomate_sal - iStock - iStock
Imagem: iStock

Tomate
Além de conter vitamina C, que é essencial para a absorção de ferro dos alimentos, também possui uma grande quantidade de betacaroteno, vitamina E e fibras, que são muito saudáveis para a saúde geral. Recomenda-se comer pelo menos um tomate cru diariamente para garantir que sua absorção de ferro seja mais eficaz.

feijão - iStock - iStock
Imagem: iStock

Feijão e grão-de-bico
São boas fontes de ferro para vegetarianos. Além disso, eles são opções para aumentar os níveis de hemoglobina, pois possuem ácido fólico e vitamina C na composição.

Melhor maneirar

Queijo, leite, laticínios - iStock - iStock
Imagem: iStock

Laticínios
Apesar de serem excelentes fontes de cálcio, importante para a saúde dos ossos, seu consumo em paralelo com a refeição principal vai atrapalhar a absorção de ferro. Se você tem anemia, é bom evitar laticínios, como iogurte ou queijo, durante o almoço ou o jantar, que é onde costumamos consumir mais o mineral. Melhor deixar para o café da manhã ou no meio da tarde.

Chá verde - iStock/VivaBem - iStock/VivaBem
Imagem: iStock/VivaBem

Chá-preto e chá-verde
Apesar de serem bons para a saúde geral, aqueles com anemia ferropriva devem limitar a ingestão dessas bebidas, pois contêm taninos, um composto que interfere na absorção de ferro, especialmente se tomado em grandes quantidades.

Leia também:

Tire do cardápio

Diversos estudos já mapearam os efeitos do consumo moderado e excessivo de álcool para a saúde - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Álcool
O consumo desse tipo de bebida deve ser evitado, especialmente se você está com anemia, e quer ajustá-la apenas com a ajuda da dieta. O álcool causa uma irritação nas mucosas do estômago, interferindo na absorção do ferro e do ácido fólico.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube

O poder dos alimentos