Topo

Tudo sobre Infarto

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Correr todo dia pode deixar o coração mais jovem , diz estudo

Exercícios estimulam o coração a produzir novas células musculares e se manter mais jovem, de acordo com pesquisa - iStock
Exercícios estimulam o coração a produzir novas células musculares e se manter mais jovem, de acordo com pesquisa Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

27/04/2018 12h49

Nós já sabemos que os exercícios são bons para nossa saúde, e cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, descobriram mais um benefício que a atividade física traz para nosso corpo. Uma nova pesquisa, publicada na Nature, mostrou que exercícios estimulam o coração a produzir novas células musculares, tanto em pessoas sem problemas cardíacos quanto em quem já teve um infarto.

Veja também:

O coração humano tem uma capacidade relativamente baixa de se regenerar. Os adultos jovens podem renovar apenas 1% de suas células musculares cardíacas a cada ano, e essa taxa vai diminuindo com a idade. Uma vez que a perda dessas células está associada com insuficiência cardíaca, conseguir aumentar a formação de células cardíacas é uma forma de prevenir falhas no coração.

“Queríamos saber se existe uma maneira natural de melhorar a capacidade regenerativa das células do músculo cardíaco. Então, decidimos testar a única intervenção que já sabemos ser segura e barata: o exercício”, diz Ana Vujic, uma das autoras do estudo.

Que tal correr 5K todos os dias?

Para testar os efeitos da atividade física no coração, os cientistas deram a um grupo de ratos saudáveis acesso voluntário a uma esteira, e, quando deixados livres, os animais corriam cerca de cinco quilômetros por dia. Para comparação, um outro grupo de ratos saudáveis não tinha esteira nenhuma e ficou sedentário.

Ao analisar a produção celular dos animais, os pesquisadores descobriram que os ratos que se exercitaram produziram quatro vezes e meia mais novas células cardíacas do que os animais que não se mexeram muito.

Ratos que sofreram ataques cardíacos também tiveram sua chance. Com acesso voluntário a esteiras, eles também correram cerca de cinco quilômetros por dia voluntariamente e mostraram um aumento na área do tecido cardíaco, onde novas células musculares foram produzidas.

Conclusão otimista? Em ratos, correr 5 km por dia significa regenerar (e muito) o tecido cardíaco. Mesmo que a pesquisa não tenha sido feita em humanos, dá para dizer que fazer essa distância também pode trazer benefícios para seu coração. Afinal, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda realizar pelo menos 150 minutos semanais de exercícios, divididos em cinco sessões, para melhorar a saúde cardiovascular. Isso dá 30 minutos de treino por dia. E sabe em quanto tempo a maioria das pessoas corre 5K? Em cerca de 30 a 40 minutos. 

"Manter um coração saudável requer equilibrar a perda de células do músculo cardíaco devido à lesão ou ao envelhecimento com a regeneração ou o nascimento de novas células do músculo cardíaco. Nosso estudo sugere que o exercício pode ajudar a equilibrar a regeneração. Você é capaz de tornar seu coração mais jovem ao se exercitar mais a cada dia," concluiu Anthony

Ainda é preciso adaptar o conhecimento para os órgãos humanos para ter mais precisa noção do que acontece. Porém, não enrole para entrar na academia, os pesquisadores acreditam que os resultados serão semelhantes.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube