Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Consumo de álcool aumenta em até 79% a chance de ter TPM

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

25/04/2018 11h37

Se você é mulher está familiarizada com o inferno confuso da TPM (Transtorno Pré-Menstrual). Os seios inchados e doloridos, as cólicas, as mudanças de humor... Acredito que todas concordam que não é um período fácil.

Infelizmente, os cientistas ainda não encontraram uma solução para acabar com todos os sintomas da TPM. Porém, um estudo sugere que as mulheres que tomam regularmente bebidas alcoólicas têm risco maior de sofrer neste período.

Veja também: 

Os cientistas analisaram dados de 19 estudos conduzidos em oito países, somando informações de 47 mil pessoas. Assim, notaram uma “associação moderada entre o álcool e o risco aumentado de TPM”. Os resultados foram divulgados no periódico BMJ Open.

Para aquelas que gostam de bons drinques, as notícias não são boas: mulheres com um consumo razoável de álcool --uma lata de cerveja ou taça de vinho por dia -- possuem 45% mais risco de TPM. Já as bebedoras "pesadas" -- que tomam mais de uma cerveja ou taça de vinho ao dia -- têm um risco ainda maior, de 79%.

Com esses dados, os pesquisadores descobriram que 11% --ou aproximadamente um em cada dez – dos casos de TPM podem ter a ver com o hábito de beber.

Para ter ideia da proporção de mulheres que podem sofrer mais na TPM por conta do álcool, o estudo afirmou que, em todo o mundo, a proporção de meninas que bebem moderadamente é de 28,9%, enquanto a de que bebem muito é de 5,7%.

Na Europa e na América, esses números são muito mais altos e chegam a 59,9% para o consumo razoável e 12,6% para o consumo mais pesado. Assim, “se a associação entre o consumo de álcool e a TPM for de natureza causal, a eliminação do consumo excessivo de álcool evitaria 1 em cada 12 casos de TPM na Europa”, conclui a pesquisa. 

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube