Topo

#SemFrescura: não curte café? Veja outras táticas para se manter acordado

Maria Júlia Marques

Do VivaBem, em São Paulo

23/04/2018 04h00

Está difícil se manter acordado para terminar um trabalho importante? Muitas pessoas recorrem ao café nessa hora. Porém, se você não quer ingerir cafeína, há outras táticas que podem ajudar.

Uma das coisas mais eficientes para manter o corpo ligado é fazer exercício. Quando você se mexe libera adrenalina, hormônio que aumenta o estado de alerta e de atenção. Só que uma caminhada leve não adianta. A atividade precisa ser intensa: suba e desça escadas se estiver no trabalho, por exemplo. A música também ajuda, mas tem de ser agitada.

Outra dica para despertar é acender as luzes. A claridade inibe a produção de melatonina, hormônio que induz o sono. Além disso, tomar água boa opção: a falta de líquidos no organismo "engrossa" o sangue, o que dificulta a distribuição de oxigênio e nutrientes pelo corpo.

Confira no vídeo acima táticas para se manter bem acordado sem cafeína. As dicas foram levantadas com ajuda de Fabio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas, e Fernando Oto Balieiro, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube