Topo

Começar a cozinhar na adolescência ajuda a comer melhor na fase adulta

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

19/04/2018 15h54

Um estudo, publicado no Journal of Nutrition  Education and Behavior, descobriu que desenvolver habilidades culinárias ainda durante a adolescência traz benefícios a longo prazo para a saúde e nutrição.

"Mas esse impacto positivo só aparece mais tarde, quando essas pessoas têm mais responsabilidade pela preparação de suas próprias das refeições", disse Jennifer Utter, uma das autoras do estudo.

Veja também:

Os dados foram coletados como parte do estudo longitudinal Project Eating and Activity in Teens and Young Adults, que envolveu adolescentes e jovens adultos de escolas da região de Saint Paul, no Estado de Minneapolis (EUA).

Os participantes relataram suas habilidades culinárias nos anos 2002 e 2003, quando tinham entre 18 e 23 anos de idade. Já em 2015 e 2016, foram coletados dados relacionados à nutrição quando esses mesmos participantes estavam com entre 30 e 35 anos.

As perguntas avaliavam a percepção das habilidades culinárias, com que frequência eles preparavam uma refeição que incluía vegetais, quando comiam refeições em família e quantas vezes iam a restaurantes fast-food.

Ter habilidades culinárias prévias ajudou essas pessoas a terem uma melhor alimentação na idade adulta, incluindo maiores probabilidades de preparar uma refeição com legumes na maioria dos dias e consumo menos frequente de comida pronta. Essas pessoas também tinham menos barreiras em relação à preparação de alimentos.

"Famílias, profissionais de saúde e nutrição, além de educadores, podem contribuir com isso, investindo em economia doméstica e educação culinária, por exemplo, pois esses benefícios podem não ser plenamente aproveitados até que os jovens desenvolvam mais autonomia e vivam de forma independente", diz Utter.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube