Andar em que você trabalha pode influenciar suas decisões profissionais
O que você leva em conta na hora de tomar uma decisão? De acordo com um novo estudo, até a altura em que você está pode afetar suas escolhas. Publicada no periódico Journal of Consumer Psychology, a pesquisa realizou uma série de experimentos e descobriu que as pessoas em altitudes mais elevadas em um prédio de escritórios estavam mais dispostas a assumir riscos financeiros.
Por mais estranho que pareça, isso ocorre porque, estar em um andar alto, faz com que você se sinta mais poderoso. "Quando você aumenta a elevação, há um efeito subconsciente no senso de poder", diz a autora do estudo Sina Esteky, professora de marketing da Universidade de Miami, nos Estados Unidos. "Essa sensação de poder aumentada resulta em um comportamento de busca por um risco."
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No estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 3.000 fundos em todo o mundo, responsáveis por movimentar cerca de US$ 500 bilhões. Eles relacionaram o nível de volatilidade do fundo com o andar em que ficava a empresa (ele variou do primeiro ao 96º andar). Ao analisarem os resultados, os pesquisadores descobriram uma correlação pequena, mas significativa entre o aumento da elevação e a volatilidade do fundo.
A equipe de Esteky também realizou experimentos em que os participantes foram solicitados a tomar uma decisão de apostas enquanto estavam em um elevador de vidro que subia e descia em um prédio alto. Os participantes que iam até o 72º andar tinham maior probabilidade de optar pela aposta mais arriscada, enquanto aqueles que estavam descendo preferiram uma mais conservadora.
No entanto, o efeito da elevação nas decisões desapareceu assim que os participantes foram informados de que o nível do andar influencia o comportamento. O mesmo ocorreu quando as pessoas não conseguiam ver que estavam em um nível mais alto. "O cérebro é muito suscetível a fatores situacionais sutis, mas também é muito bom em corrigir esses efeitos, então a conscientização pode nos ajudar a ser mais racionais em nossas decisões", diz Esteky.
Embora este estudo tenha se limitado a decisões financeiras, estudos posteriores poderiam mostrar se o efeito subconsciente da elevação influencia outros profissionais como os médicos que estão escolhendo planos de tratamento para os pacientes, de acordo com a autora.
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