Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Como amenizar a celulite? Coma melancia, aveia e laranja

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

13/04/2018 04h05

As mulheres, por serem donas de uma pele mais fina, além de terem uma camada de gordura mais espessa que a dos homens, acabam sendo as mais afetadas pela celulite. Apesar de já estar claro que o ganho de peso e a obesidade intensificam a aparência dos furinhos --que são causados por uma inflamação na camada de gordura--, também já é sabido que alguns alimentos possuem propriedades que podem auxiliar na hora de amenizar o incômodo. Inclusive, já falamos aqui no VivaBem que, para combater a celulite, a boa alimentação é ainda mais eficiente que os exercícios.

A seguir, Ivana Beatrice Mânica da Cruz, professora e coordenadora do Laboratório de Biogenômica da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria-RS), Silvia Sartoretoretto, nutróloga pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e médica endocrinologista, além da dermatologista Doris Hexsel, pesquisadora do Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia, listam opções saudáveis e aquelas conhecidas por causarem mais celulites no corpo.

Coloque no cardápio

Melancia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Melancia
Além de ser diurética, a principal ação da fruta é melhorar a função vascular, tendo um efeito benéfico sobre a celulite. Ela possui ainda um composto chamado citrulina (L-citrulina), que ajuda a relaxar nossos vasos sanguíneos, deixando o sangue fluir com menor pressão, o que diminui a hipertensão arterial e também melhora a microcirculação dos tecidos.

abacate - iStock - iStock
Imagem: iStock

Abacate
Fonte de ácidos graxos poliinsaturados, também apresenta um tipo de açúcar especial, que faz com que a digestão das moléculas de gordura seja mais lenta e ainda aumenta o gasto de energia, especialmente quando a pessoa faz atividades físicas. Com isso, a tendência é uma pele com menos furinhos. Aqui, a dica é não misturar o abacate com açúcar refinado, pois elimina esses benefícios.

Salmão, salmão grelhado - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Salmão
Por ser rico em ômega-3, possui ação anti-inflamatória e ajuda a inibir a lipase lipoproteica, enzima que aumenta o depósito de células de gordura. E quanto menos acúmulo de gordura localizada, menos celulite. Também pode ser encontrado na sardinha, atum, linhaça e chia.

Cereais, aveia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Aveia
A aveia contém silício, um mineral que participa da síntese de colágeno, junto com a vitamina C, sendo responsável pela firmeza e elasticidade pele. Mas, por ser muito calórica, consuma no máximo de duas a quatro colheres de sopa ao dia.

abacaxi - iStock - iStock
Imagem: iStock

Abacaxi
Além de ser rico em vitamina C, que faz parte da formação do colágeno, contém uma enzima chamada bromelina, que ajuda a digerir e absorver a proteína dos alimentos e, assim, fortalece a massa muscular. O resultado é uma pele com firmeza e elasticidade, sob um músculo saudável. E com menos furinhos.

Cortar laranja - iStock - iStock
Imagem: iStock

Laranja
As laranjas, além de possuírem vitamina C, contêm outras moléculas com ação anti-inflamatória, como é o caso da naringenina e hesperidina. Consuma as frutas in natura ou na forma de sucos.

Chá - iStock - iStock
Imagem: iStock

Chá da cavalinha
A diminuição da circulação linfática local prejudica a chegada de nutrientes e a eliminação de toxinas, aumentando as células de gordura e deixando o colágeno enfraquecido na região, o que causa o aspecto de casca de laranja na pele com celulite. Esse chá tem efeito diurético e desintoxicante, o que pode ajudar a prevenir seu aparecimento. Vale tomar 1 xícara por dia.

Veja também:

Melhor maneirar

Sal - iStock/VivaBem - iStock/VivaBem
Imagem: iStock/VivaBem

Sal
Leva à retenção de líquidos, fator que influência na formação de celulite. Assim, não consuma mais de 5 gramas de sal por dia, o que equivale a uma colher de chá de sal. Também fique de olho no rótulo dos industrializados (como biscoito, pães e temperos prontos), para saber a quantidade de sódio e sal por porção, antes de consumi-los.

Tire do cardápio

Refrigerante - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Refrigerante
Estudos mostram que seu consumo está associado ao aumento de inflamação no corpo, devido a alta que causa nas moléculas pró-inflamatórias no sangue. Também contém grande quantidade de açúcares, o que pode piorar a celulite, como outros doces em geral.

fritura - iStock - iStock
Imagem: iStock

Frituras
É o mesmo caso do refrigerante: tudo o que contribui para engordar, aumentar a pressão sanguínea e inflamar, certamente vai contribuir para o aparecimento da celulite. Deixe de lado!

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube

O poder dos alimentos