Topo

Comer muita soja pode aumentar as mamas dos homens?

Ana Carolina Nunes

Colaboração para o VivaBem

11/04/2018 04h00

Rica em proteínas, a soja é muito comum no prato de quem não come carne ou simplesmente busca uma alimentação saudável. Porém, não é de hoje que circula o papo de que o consumo excessivo do grão, presente em sucos, leites, queijos, hambúrgueres, pode provocar ginecomastia, que é o crescimento das mamas nos homens. Isso porque a soja contém isoflavona, um fitoestrogênio semelhante ao hormônio estrogênio --responsável pelo desenvolvimento das características femininas e que também é produzido no corpo masculino.

A soja faz crescer "seios" nos homens?

Esse é um assunto polêmico, que divide bastante a opinião médica. Até hoje, nenhuma pesquisa científica bem conduzida conseguiu comprovar que a soja gera algum tipo de feminização do corpo masculino, como o aumento das mamas. Por isso, diversos especialistas cravam ser bastante rara a ocorrência de ginecomastia devido ao consumo do grão. 

No entanto, muitos médicos não descartam totalmente a hipótese, já que alguns estudos demonstram que a isoflavona é capaz de se ligar aos receptores de estrogênio e promover a liberação de hormônio feminino, o que poderia gerar a ginecomastia. Como o fator genético tem forte influência na ginecomastia, o consumo elevado de soja teria maior probabilidade de gerar a disfunção em pacientes com DNA favorável a desenvolver o problema.

Além disso, há evidências epidemiológicas e clínicas --que não têm o mesmo valor de uma pesquisa com método científico -- de que os fitormônios poderiam aumentar o tecido mamário palpável nos meninos e adiantar a puberdade e o desenvolvimento dos seios em meninas, provocando o crescimento das mamas nas garotas antes dos sete ou oito anos. 

Quais as principais causas de ginecomastia?

A ginecomastia tem causas multifatoriais, todas elas decorrentes de uma alteração hormonal que leva à redução do nível de testosterona ou ao aumento no índice de estrogênio.

Além da questão genética, existem vários fatores mais comuns --e comprovados -- para o crescimento das mamas nos homens do que o consumo de soja. Entre eles estão o uso de anabolizantes, câncer nos testículos, hepatite e a própria puberdade, que provoca alterações hormonais. Caso um homem comece a desenvolver mamas, é muito importante procurar um endocrinologista para investigar o que está provocando a mudança no organismo.

Fontes: Renato Zilli, médico endocrinologista do Hospital Sírio Libanês; Wendell Uguetto,  médico especialista em ginecomastia e membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein; Eduardo Millen, médico mastologista e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio de Janeiro; e Ruth Clapauch, endocrinologista e diretora do departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube