Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor

Uma noite sem dormir já acumula proteína ligada ao Alzheimer no cérebro

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

09/04/2018 16h00

Ficar sem dormir tem vários riscos para a saúde, como hipertensão, diabetes e até Alzheimer. Diversos estudos lançados no início do ano encontraram uma relação entre este tipo de demência e a falta de sono. Agora, uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (9), no periódico Proceedings Of The National  Academy  Of  Sciences, descobriu um possível motivo para essa associação.

Ao examinarem os efeitos da privação de sono em 20 indivíduos saudáveis, que tinham entre 22 e 72 anos de idade, os pesquisadores perceberam que quanto menos as pessoas dormiam, maior era o acúmulo de beta-amiloide no cérebro.

Veja também:

Embora os cientistas ainda não tenham certeza sobre como o Alzheimer comece, o acúmulo de proteínas beta-amiloides e tau no cérebro --levando a uma quebra nas funções normais do órgão-- é uma das principais características da doença.

Zumbis de tanto sono

Estamos dormindo menos e o impacto da insônia no corpo é alarmante. Basta uma noite de insônia para você produzir substâncias que causam Alzheimer

Saiba mais


Para avaliar a quantidade de beta-amiloide nos cérebros dos participantes, os autores do estudo fizeram exames de tomografia nos voluntários, após eles terem uma boa noite de sono e após uma noite de privação de sono. A análise revelou que quem dormiu mal teve um aumento significativo na proteína, em comparação com quem descansou.

Especificamente, foram observados aumentos de beta-amiloide no hipocampo direito e no tálamo, regiões cerebrais afetadas pela doença de Alzheimer. Além disso, o acúmulo dessa proteína também foi associado à piora do humor nos participantes, incluindo aumento do cansaço e dificuldade para se manter acordado.

De acordo com os pesquisadores, os resultados destacam os efeitos do sono na função cerebral e podem ser relevantes para futuros tratamentos e prevenções do Alzheimer.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor