Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sem hormônios, cápsula vaginal de gel pode ser alternativa à pílula

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

30/03/2018 15h58

Com tantas dúvidas e possíveis riscos em torno das pílulas anticoncepcionais, pesquisadores da Suécia estão desenvolvendo um contraceptivo para mulheres livre de hormônios e sem efeitos colaterais.

O material, em forma de gel, “fecha” a barreira mucosa presente no colo do útero e impede a fertilização. Geralmente, essa barreira fica naturalmente frouxa durante a ovulação, permitindo que o espermatozoide penetre o óvulo. "O material de gel pode fechar essa possibilidade e impedir a fertilização", diz Thomas Crouzier, pesquisador do KTH Royal Institute of Technology, que está desenvolvendo o produto.

Veja também:

Para chegar a esse resultado, os cientistas misturaram o muco gel com a quitosana, um tipo de polissacarídeo derivado da quitina, substância que se desenvolve nas duras camadas externas de crustáceos, como camarão e lagostim. O material aperta a barreira de malha de polímero que reveste o epitélio mucoso das cavidades do nosso corpo.

Crouzier diz que a contracepção pode ser aplicada como uma pequena cápsula vaginal que se dissolve rapidamente. O efeito de bloqueio mostrou-se rápido e faz com que a cavidade feche em poucos minutos, diz ele. Como o material modifica apenas a camada de muco superficial, não produz efeitos colaterais indesejados. Os pesquisadores também trabalharam para melhorar outras propriedades das membranas mucosas, como lubrificação e hidratação.

Agora, eles estão no processo de colocar o produto no mercado.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube