Topo

Um punhado de nozes-pecã por dia protege a saúde do coração, diz estudo

Do VivaBem, em São Paulo

27/03/2018 19h10

Nozes-pecã são deliciosas. E seus benefícios vão além do sabor: por serem uma fonte de ômega-3, uma gordura "saudável", e ter uma grande quantidade de micronutriente, elas também são boas para o coração. Um estudo recente, publicado na revista Nutrients, confirmou as vantagens da semente oleaginosa para a saúde cardiovascular.

A pesquisa analisou indivíduos com sobrepeso e obesidade, mas saudáveis. Cada participante da pesquisa passou quatro semanas seguindo uma dieta e depois mais quatro semanas seguindo outra. Ambos os cardápios eram pobres em fibras, frutas e legumes e tinham a mesma quantidade de calorias, gordura total e carboidratos. Só que, em um deles, cerca de 15% das calorias totais foram obtidas por nozes.

Veja também:

Verificou-se que a adição de nozes melhorou a sensibilidade à insulina dos participantes. Além disso, houve um impacto positivo sobre fatores que podem gerar doença cardiometabólica --ou seja, alterações na insulina sérica e na função das células beta, que armazenam e liberam o hormônio.

As nozes são naturalmente ricas em gorduras insaturadas (mono e poli). Substituir uma parte da gordura saturada da dieta pela gordura insaturada pode explicar alguns dos efeitos cardioprotetores observados no estudo.

"As pecãs também contêm vários compostos bioativos, bem como vitaminas e minerais essenciais, que provavelmente contribuíram para esse benefício. O que é realmente interessante é que apenas uma pequena mudança --comer um punhado de nozes diariamente -- pode ter um grande impacto na saúde desses adultos em risco", ressaltou a principal pesquisadora do estudo, Diane  McKay, ao Medical News Today.

Melhor ter cautela

Embora os resultados sejam encorajadores, os pesquisadores alertam que precisam realizar outros trabalhos com uma amostra maior de pessoas antes de tirar conclusões. Também vale a pena ressaltar que a pesquisa foi financiada pela National  Pecan  Shellers  Association (NPSA), cuja missão é "apoiar e promover os interesses do produto e seus produtores".

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube