Topo

Quer sucesso no controle de peso? Esqueça as dietas e coma regularmente

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

24/03/2018 17h42

O início da idade adulta é um período particularmente crítico para engordar. E, de acordo com um estudo recente realizado na Universidade de Helsinque (Finlândia), comer regularmente em vez de fazer dieta foram fatores comuns entre homens e mulheres jovens que conseguiram controlar seu peso.

Publicado na revista internacional Eating Behaviorso estudo fez parte da extensa pesquisa FinnTwin 16, com mais de 4.900 homens e mulheres jovens como participantes, que responderam a questionários para mapear fatores que influenciaram o peso e suas flutuações aos 24 anos de idade e novamente dez anos depois, aos 34 anos.

Veja também:

A maioria ganhou peso durante a década intermediária. Apenas 7,5% das mulheres e 3,8% dos homens emagreceram no período. Entre as idades de 24 e 34 anos, o ganho médio em mulheres foi de 0,9 kg por ano, enquanto nos homens foi de 1,0 kg.

Além da dieta e hábitos alimentares irregulares, o risco das mulheres de engordar aumentou com o nascimento de dois ou mais filhos, o consumo regular de bebidas açucaradas e a falta de satisfação com a vida. Já nos homens, o fator adicional que aumentou o risco de ganhar peso foi o tabagismo.

E os fatores que protegiam do ganho de peso eram a atividade física nas mulheres, enquanto nos homens eles apresentavam maior nível de escolaridade e maior peso no início do período de estudo.

Não foque na dieta

Exercício e hábitos alimentares saudáveis ​​são considerados os pilares do controle de peso. No entanto, de acordo com este estudo populacional a longo prazo, foi ainda mais essencial deixar de fazer dieta.

Refeições regulares e suficientes foi o que apoiaram as funções biológicas naturais do corpo e ajudaram a administrar os hábitos alimentares e a gestão de peso a longo prazo.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube