Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Suplementação de antioxidantes pode ajudar no tratamento da psicose

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

22/03/2018 12h54

Um artigo científico revelou que alguns nutrientes encontrados nos alimentos podem ajudar a reduzir os sintomas de doenças psicóticas, especialmente quando utilizados nos estágios iniciais do tratamento. A revisão sistemática examinou se a suplementação de nutrientes poderia fornecer tratamento adicional eficaz para jovens com psicose.

Isso não é exatamente uma doença, mas um tipo de sintoma que pode aparecer em várias comorbidades –ou até mesmo em quem não está doente. A equipe reuniu dados de oito ensaios clínicos independentes de suplementação nutricional em 457 jovens nos estágios iniciais da doença. Essa revisão foi publicada no Early Intervention in Psychiatry.

Leia também:

Os pesquisadores descobriram que certos suplementos nutricionais, como os antioxidantes, usados  juntamente com o tratamento padrão, podem melhorar a saúde mental em jovens com psicose mais do que apenas o tratamento padrão sozinho.

O estudo é a primeira avaliação dos ensaios de suplementação de nutrientes no primeiro episódio de psicose (FEP). De acordo com Joseph Firth, um dos autores do estudo, "a suplementação de nutrientes no tratamento de doenças mentais é algo que pode ser cercado tanto pelo cinismo quanto pelo 'hype'.

"Certamente, há indicação precoce de que certos nutrientes podem ser benéficos, não para substituir o tratamento padrão, mas como um tratamento adicional para alguns pacientes", ressaltou o especialista.

Um dos nutrientes revisados foi a Taurina, aminoácido encontrado em alimentos como marisco e peru. Um ensaio clínico realizado em Melbourne com 121 pacientes jovens com psicose descobriu que 4 gramas de Taurina por dia reduziam os sintomas psicóticos em apenas 12 semanas.

Certos suplementos antioxidantes, como a n-acetilcisteína e a vitamina C, também podem ser eficazes --particularmente para pacientes com altos níveis de "estresse oxidativo". Estudos sobre suplementos de ômega-3 ainda mostraram que, embora pareçam melhorar a saúde do cérebro em jovens com psicose, a evidência para a redução real dos sintomas psicóticos é conflitante.

"Temos que ter cuidado para replicar os resultados desses estudos iniciais antes de tirar conclusões firmes", ressaltou Firth. Agora, sua equipe pretende fazer exatamente isso: lançar um novo ensaio clínico no qual todos os nutrientes potencialmente benéficos são combinados em um único suplemento e fornecidos a jovens com psicose. O teste será feito na Austrália, ainda este ano.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube