Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tratamento para cegueira fez com que voluntários voltassem a ler

Douglas Waters, um dos pacientes que fizeram a operação, Freda Waters, sua mulher, e os médicos responsáveis pela cirurgia - Moorfields Eye Hospital
Douglas Waters, um dos pacientes que fizeram a operação, Freda Waters, sua mulher, e os médicos responsáveis pela cirurgia Imagem: Moorfields Eye Hospital

Do VivaBem

20/03/2018 11h14

A cura para um tipo comum de cegueira pode estar a caminho. Após dois pacientes receberem uma terapia de células-tronco e recuperarem a visão de forma suficiente para poderem ler novamente, os cientistas acreditam que o tratamento estará disponível no mercado em até cinco anos.

Os dois pacientes tinham uma avançada degeneração macular, uma doença ocular que provoca perda da visão e bastante relacionada à idade. Segundo os médicos do London Project to Cure Blindness, responsáveis pela cirurgia, ambos eram incapazes de ver um livro, e muito menos de enxergarem as letras impressas nele.

Leia também:

Para tratá-los, os cientistas implantaram uma espécie de remendo feito de células-tronco sobre o dano na parte posterior dos olhos. Isso restaurou a visão central o suficiente não só para ler, mas para ver rostos que costumavam ser um borrão cinzento. Os resultados foram publicados no periódico Nature Biotechnology, na segunda-feira (19).

Os dois pacientes, uma mulher de 60 anos e um homem de 86 anos, são os primeiros no Reino Unido a receberem o tratamento e foram escolhidos por causa do estágio avançado da doença --eles teriam ficado cegos dentro de seis semanas, após os primeiros sinais.

A degeneração macular provoca perda no centro do campo de visão - iStock - iStock
A degeneração macular provoca perda no centro do campo de visão
Imagem: iStock

De acordo com Pete Coffey, da University College London, os resultados foram melhores do que eles esperavam. "Nós pensávamos que teríamos uma recuperação de visão de, no máximo, três linhas. Eles provavelmente não receberiam a leitura da visão de volta. No entanto, o primeiro paciente obteve uma melhoria de seis linhas, o que é espantoso, e o segundo, de cinco linhas, e parece estar melhorando à medida que os meses passam. Ambos estão realmente lendo. Na melhor das hipóteses [a mulher] poderia ler aproximadamente uma palavra por minuto com ampliação. Ela agora está lendo 80 palavras por minuto e [o homem] está lendo 50."

A equipe pretende operar mais um paciente para garantir a segurança do procedimento. Coffey acha que eles podem ter um tratamento disponível para os cirurgiões dentro de cinco anos. Os cientistas esperam que o procedimento seja tão comum como a cirurgia de catarata, ajudando um grande número de pessoas que estão perdendo a visão por causa da degeneração macular.

Os pacientes iniciais, pelo menos, estão muito contentes com os resultados: "Após a cirurgia, minha visão melhorou até o ponto em que agora posso ler o jornal e ajudar minha esposa com a jardinagem. É brilhante o que a equipe fez e eu me sinto muito sortudo por ter recebido a minha visão", disse Douglas Waters, o homem de 86 anos que participou do experimento.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube