Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Câncer renal: doença de Adriana na novela é comum; conheça suas causas

Marilia Cabral/Globo
Imagem: Marilia Cabral/Globo

Leonardo Costas

Colaboração para o VivaBem

20/03/2018 04h00

Quem assiste à novela “O Outro Lado do Paraíso” acompanha o drama da personagem Adriana (Julia Dalavia). Diagnosticada com um tumor maligno em um dos rins, ela teve de passar por cirurgia para retirar o órgão e agora vai precisar fazer hemodiálise. 

Desconhecido do grande público até pouco tempo, o câncer renal atinge muitas pessoas em todo o mundo e preocupa os médicos. Silenciosa, a doença tem de 30% a 35% dos diagnósticos realizados em estágio avançado ou já em fase de metástase, quando se espalha para outras partes do corpo.

Veja também:

Como identificar o problema

A maioria dos casos é descoberta em exames de rotina em pacientes assintomáticos. No entanto, a presença de alguns sinais pode contribuir para seu diagnóstico.

“Os sintomas mais clássicos são hematúria (sangue na urina), tumor palpável na barriga e dor abdominal. Porém, eles ocorrem em uma frequência bastante baixa, em torno de 10% dos casos. A maior parte dos pacientes descobre o câncer ao realizar exames para outras doenças, como um achado incidental”, esclarece Andrey Soares, oncologista do Hospital 9 de Julho e do Centro Paulista de Oncologia (CPO).

A extensão do problema é avaliada em uma tomografia de corpo inteiro. Porém, seu diagnóstico definitivo é realizado com a biópsia, procedimento que Adriana passou na novela.

Como é o tratamento

O câncer renal apresenta muitas opções de tratamento, que varia de acordo com o grau do problema. “A solução inicial é a cirurgia. Atualmente, há sempre a preocupação em fazer um procedimento com retirada parcial do órgão. Dessa forma, o paciente mantém boa função renal", explica Carlos Augusto de Andrade, oncologista e diretor da Oncoclínica Centro de Tratamento Oncológico (RJ). 

Quando o câncer é metastático, o combate a ele é feito com medicação oral. Caso haja falha no tratamento, a imunoterapia --técnica que estimula o organismo do paciente a identificar as células cancerosas e atacá-las, por meio de medicamentos que modificam a resposta imunológica -- apresenta resultados bons, segundos os médicos.

Principais causas e como evitar

O tumor é mais frequente em homens com idade entre 60 e 80 anos. Entre os principais fatores que aumentam o risco da doença estão o tabagismo, a hipertensão arterial, o consumo excessivo de álcool, a obesidade e a insuficiência renal. A doença também pode acontecer por questões hereditárias, mas essa hipótese representa a minoria dos casos.

A melhor forma de prevenir o câncer renal é manter hábitos saudáveis, como praticar exercícios, não beber regularmente, ficar longe do cigarro, manter o peso sob controle e ter uma boa dieta, evitando alimentos processados.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube