Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Fumar (cigarro ou maconha) todo dia aumenta riscos de desenvolver psicose

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

18/03/2018 16h31

Dois estudos recentes mostraram que as chances de desenvolver psicose, principalmente a relacionada à esquizofrenia, ao longo da vida são maiores não só em quem fuma maconha, mas também nos tabagistas.

No estudo do tabaco, publicado em fevereiro no periódico Acta Psychiatrica Scandinavica, os pesquisadores analisaram dados de 6.081 indivíduos. Os participantes tinham entre 15 e 16 anos e responderam a perguntas sobre experiências psicóticas e se usavam drogas ou álcool. Eles foram observados até atingirem a idade de 30 anos.

Veja também:

Após o período de observação, a equipe de cientistas descobriu que o tabagismo pesado ou diário estava relacionado com o aumento do risco de psicose. Os indivíduos que fumavam 10 ou mais cigarros por dia eram mais propensos a ter psicose do que pessoas que não fumavam. Além disso, as pessoas que começaram a fumar antes dos 13 anos de idade também tinham um risco maior.

Fumaça - iStock - iStock
Tabagismo pesado ou fumar maconha demais aumentam chances de desenvolver psicose, principalmente a relacionada à esquizofrenia
Imagem: iStock

"Com base nos resultados, a prevenção do tabagismo na adolescência provavelmente terá efeitos positivos sobre a saúde mental da população na vida adulta", conclui o autor do estudo, Jouko Miettunen.

No estudo da maconha, publicado no periódico The British Journal of Psychiatry neste mês, os pesquisadores encontram resultados parecidos. Eles também utilizaram dados de 6.534 indivíduos entre 15 e 16 anos e os observaram até completarem 30 anos.

"Descobrimos que os jovens que haviam usado cannabis pelo menos cinco vezes apresentaram maior risco de psicoses durante o experimento", disse Antti Mustonen, co-autor do estudo. "Nossas descobertas mostram que o uso pesado de maconha, particularmente quando iniciado em uma idade precoce, está ligado a um risco maior de psicose", acrescenta.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube