Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


Dieta mediterrânea previne osteoporose em mulheres na pós-menopausa

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

18/03/2018 13h33

Ela trata refluxo, evita atrofia cerebral, minimiza a fraqueza na terceira idade, diminui riscos de doença cardíaca, diabetes e câncer e ajuda na fertilização. São muitos os benefícios da dieta mediterrânea comprovados pela ciência, e essa lista não para de aumentar. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul mostrou que essa dieta também parece ser boa para prevenir osteoporose e fraturas em mulheres na pós-menopausa.

Essa dieta envolve uma ingestão elevada de frutas e vegetais, grãos, batatas, azeite e sementes; ingestão de peixe moderadamente alta; baixo consumo de gordura saturada, leite e carne vermelha; e consumo de regular a moderada de vinho tinto.

Veja também:

Divulgado no 100º encontro anual da Sociedade Endócrina, em Chicago, nos Estados Unidos, no sábado (19), o estudo foi feito com 103 mulheres saudáveis ??do Sul do Brasil, que tinham uma média de idade de 55 anos e que passaram pela menopausa 5,5 anos antes, em média. Todas as mulheres foram submetidas a exames ósseos para medir a densidade óssea, a gordura corporal total e a massa magra apendicular, que foi utilizada para estimar a massa muscular esquelética. As participantes também completaram um questionário sobre o que comeram no último mês.

osteoporose - iStock - iStock
A osteoporose é uma condição na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços
Imagem: iStock

Os cientistas descobriram que um maior índice de dieta mediterrânea foi significativamente associado à maior densidade óssea medida na coluna lombar e maior massa muscular.

De acordo com Thais Rasia Silva, estudante de pós-doutorado na UFRGS e principal autora do estudo, essa informação é importante, porque na menopausa há o declínio no estrogênio, o que acelera a perda de massa óssea, aumentando o risco de osteoporose e fraturas.

Além disso, a menopausa e o envelhecimento reduzem a massa muscular. Silva disse que declínios na massa muscular esquelética e força em pessoas mais velhas são os principais contribuintes para o aumento da osteoporose, redução da qualidade de vida e maiores taxas de mortalidade.

"Descobrimos que a dieta mediterrânea pode ser uma estratégia não médica útil para a prevenção da osteoporose e das fraturas em mulheres na pós-menopausa", afirmou Silva. Com base nos muitos benefícios para a saúde da dieta mediterrânea, a pesquisadora acrescentou: "As mulheres nessa faixa etária, especialmente aquelas com baixa massa óssea, devem perguntar ao médico se podem se beneficiar do consumo desse padrão alimentar."

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube