menu
Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável

Praticar atividade física regularmente retarda o envelhecimento

University of Birmingham
Imagem: University of Birmingham

Do VivaBem, em São Paulo

13/03/2018 18h32

Quer se manter jovem? Então, em vez de investir em cremes anti-idade, faça exercícios. De acordo com um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Birmingham e do King's College a atividade física mantém o corpo jovem e saudável.

O objetivo do estudo, publicado na Aging Cell, era avaliar a saúde de idosos que treinaram na maior parte da vida adulta, para ver se os exercícios retardavam o envelhecimento do corpo.

Veja também

Para isso, os pesquisadores recrutaram 125 ciclistas amadores saudáveis com idade entre 55 e 79 anos, sendo 84 homens e 41 mulheres.

Os participantes foram submetidos a uma série de testes em laboratório e comparados a um grupo de adultos sedentários, composto por 75 pessoas saudáveis com idades entre 57 a 80 anos, além de 55 jovens saudáveis de 20 a 36 anos.

O estudo mostrou que a perda de massa muscular e força não ocorreu em quem se exercita regularmente. Os ciclistas também não aumentaram os níveis de gordura corporal e colesterol com a idade, e a taxa de testosterona dos homens também permaneceu dentro do índice saudável.

A pesquisa ainda revelou que os benefícios da atividade vão além dos músculos. Os ciclistas também tinham um sistema imunológico que parecia não ter envelhecido.

Um órgão chamado timo, que produz as células imunes chamadas células T, diminui a partir dos 20 anos e "fabrica" menos células T. No entanto, os timos dos ciclistas produziam tantas células T como as de um jovem.

De acordo com Janet Lord, diretora do Instituto de Inflamação e Envelhecimento da Universidade de Birmingham, essa descoberta é importante, já que mais da metade das pessoas acima de 65 anos sofrem de pelo menos duas doenças.

"Nossas descobertas desconsideram a suposição de que o envelhecimento nos torna mais frágeis e temos fortes evidências de que incentivar as pessoas a se comprometerem com o exercício regular ao longo de suas vidas é uma solução viável para envelhecermos com saúde”, diz.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy