Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Odeia academia? Treinar em casa também traz benefício para a saúde

Treino em casa, treinos em casa - Getty Images
Treino em casa, treinos em casa Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

11/03/2018 13h32

A principal desculpa para não praticar atividade física é a falta de tempo e acesso a uma academia. Uma série de novos treinos, como o HIIT (High-Intensity Interval Training, treino intervalado de alta intensidade, no português), tem provado que não é preciso ficar horas na academia para conseguir benefícios para a saúde.

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal do Triângulo Mineiro resolveram pesquisar se esse tipo de treino é tão eficaz quanto o tradicional. Os resultados foram publicados no Experimental Gerontology.

Veja também:

Eles dividiram mulheres pós-menopausa em dois grupos. Um fez o treino tradicional (30 minutos de caminhada e 30 minutos de musculação), enquanto o outro fez o treino HIIT (10 séries de um minuto com subidas no step e agachamentos com o próprio peso do corpo com um minuto de intervalo).

As voluntárias treinaram 3 vezes por semana com acompanhamento profissional por três meses. Os pesquisadores avaliaram uma série de fatores, como inflamatórios e performance antes e depois dos treinamentos.

Eles descobriram que ambos os grupos melhoraram, de forma similar, a performance e a massa muscular. No entanto, apenas o grupo que fez o treino tradicional obteve melhoras na força muscular.

Os grupos também tiveram melhoras nos níveis de insulina, hemoglobina glicada e glicemia. As mulheres diabéticas e pré-diabéticas, inclusive, tiveram melhoras em seus quadros.

O resultado mostra que mesmo com aqueles treinos feitos em casa é possível ter bons benefícios para a saúde.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy