Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Aos 42, mãe de Lucas Lucco tem físico de musa, mas não se priva de um vinho

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Thamires Andrade

Do VivaBem, em São Paulo

06/03/2018 04h00

Mãe de dois filhos, Karina Lucco impressiona os seus mais de 170 mil seguidores no Instagram pelo belo corpo que exibe. Ela chegou a ficar 15 kg acima do peso, mas, hoje, aos 42 anos, diz estar na sua melhor forma.

Karina ficou grávida do cantor Lucas Lucco quando tinha 15 anos. Antes da gestação, a balança marcava 49 kg. Só que até o filho mais velho nascer ela engordou 21 kg. “Fiquei um bom tempo acima do peso. Aos 19, engravidei do Leandro, mas engordei bem menos, foram 15 kg.”

Leia também:

Depois das gestações, Karina colocou como meta parar de fumar, mas, por estar acima do peso, tinha medo de engordar ainda mais --consequência comum dentre as pessoas que abandonam o cigarro. “Deixei o vício e comecei a fazer caminhada. Depois passei a correr e praticar musculação. No início, me forçava a fazer exercício, mas tudo fluiu gradualmente, fui gostando e hoje amo praticar exercício”, fala.

Na época, Karina não cuidava muito da alimentação e “malhava para comer coisas gostosas”. A mudança para valer no corpo veio há um ano e pouco, quando ela começou a se preocupar mais com a dieta. “Hoje, tenho certeza que para alcançar um físico bonito não basta só treinar, é preciso também comer direito”, fala.

Karina explica que, quando parou de fumar, chegou a fazer dieta por conta própria: cortou refrigerante, doces e vários outros alimentos. "Emagreci, mas não foi com qualidade, porque perdi muita massa magra. Treinava e comia bolo e pão de queijo, coisas que não faço mais.” 

Karina Lucco, mãe do cantor Lucas Lucco 2 - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Musa fitness por acaso

Quando Karina mudou sua alimentação, a ideia não era ter um corpo tão sequinho, como o que exibe hoje. Ela foi trocando os alimentos e vendo a mudança no físico. “Ao perceber resultados, você se estimula a continuar. Não queria ser fitness, mas quando alterei a alimentação e os treinos, fiquei com a melhor forma da minha vida, o que me deixou mais animada e com a autoestima elevada.

Uma das maiores dificuldades de Karina foi abandonar os doces. “Quando você começa a preparar sua própria comida e toma gosto por isso, fica mais fácil deixar de consumir açúcar. Hoje, faço sobremesas saudáveis que me saciam do mesmo jeito que as cheias de açúcar.” Se a vontade de doce ataca, ela prepara uma tapioca com banana e whey protein, por exemplo.

Ajustes no cardápio

Apesar de ter cortado pão e arroz da alimentação, Karina destaca que não eliminou o carboidrato da dieta. Apenas dá preferência para opções com menor índice glicêmico, como batata-doce, mandioca e mandioquinha.

“É muito importante ter acompanhamento de um nutricionista para fazer a dieta. Antes, eu comia muito menos carboidrato. Ao me consultar com um especialista, ele aumentou a quantidade do nutriente no meu cardápio e meu corpo secou muito mais."

Escapada na dieta sem culpa

Mesmo com uma alimentação saudável, Karina confessa que não passa vontade e acha importante equilibrar a vida social com a dieta. “Não sou tão rígida. Se eu estiver com vontade, como um pedacinho e tal. Mas procuro não exagerar ou fazer isso sempre. Deixo para o fim de semana”, fala.

Ela não abre mão de tomar um vinho com o marido. E, por isso, segue à risca a recomendação do médico: intercalar as taças com água e fugir de alimentos muito calóricos quando bebe. “Opto por um peixe, frango ou uma salada, algo mais leve, para não bagunçar tudo que fiz durante a semana. Nada de fritura”, fala.

O treino é uma das melhores partes do dia

Atualmente, Karina malha de segunda a sábado, sendo que alterna aulas de musculação e pilates. “Para mim, minha barriga tanquinho é graças ao pilates, que exige muito e me ajudou a fortalecer a musculatura abdominal. Comecei depois que tive uma crise de hérnia de disco e não paro mais”, conta.

Já faz 20 anos que Karina treina e ela acredita que, para virar hábito, é preciso incorporar a atividade física no seu dia a dia. “Hoje, amo segunda-feira por que é dia de treino de perna. Não é loucura. Mas eu tenho necessidade de malhar para começar meu dia. Sempre treino de manhã, se deixo ir à academia à tarde ou à noite, me enrolo e não consigo fazer exercício”, finaliza.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy