Topo

Dieta saudável não compensa efeitos da alta ingestão de sal

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

05/03/2018 13h39

O que é alimentação saudável para você? Se ela incluir frutas, legumes, verduras e altas quantidades de sal, não é tão saudável assim. De acordo com um estudo realizado por várias instituições, incluindo Imperial College London, no Reino Unido, e Northwestern University, nos Estados Unidos, pessoas que comem quantidades elevadas de sal têm maior pressão arterial, independentemente de quão saudável é a dieta que seguem.

Leia também:

A equipe analisou os dados de um estudo realizado entre 1997 e 1999 e rastreou as dietas de 4.680 pessoas, entre 40 e 59 anos, dos EUA, Reino Unido, Japão e China. Altura, peso, pressão sanguínea e concentrações de sódio e potássio na urina dos voluntários foram medidos --o sódio é o principal componente do sal, enquanto o potássio, que é encontrado em vegetais de folhas verdes, tem sido associado à pressão sanguínea mais baixa.

Após a análise, os pesquisadores encontraram uma relação entre a pressão arterial alta e a maior ingestão de sal, mesmo em pessoas que estavam comendo grandes quantidades de potássio e outros nutrientes. Os resultados, publicados no periódico Hypertension, mostraram que a ingestão média de sal no estudo foi de 10,7 g por dia --a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda apenas 5 gramas por dia.

Tomate_sal - iStock - iStock
Alimentos saudáveis não têm influência na pressão de quem ingere muito sal
Imagem: iStock

População precisa diminuir consumo de sal

A pressão arterial elevada aumenta o risco de uma série de condições, incluindo ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. O aumento da pressão arterial pode ter diversas causas, incluindo idade, peso e a ingestão de muito sal.

Anteriormente, os especialistas acreditavam que comer frutas e vegetais poderia compensar o efeito do consumo elevado de sal na pressão sanguínea. No entanto, a nova pesquisa sugere que esses alimentos não têm influência na pressão de quem ingere muito sal.

Queenie Chan, autora principal do estudo, disse que os resultados mostram a importância de a população reduzir a ingestão de sal: "Temos uma epidemia global de alta ingestão de sal e alta pressão sanguínea. Esta pesquisa mostra que não há truques quando se trata de reduzir a pressão arterial. Ter uma dieta baixa em sal é fundamental --mesmo se sua dieta for saudável e equilibrada."

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy