Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vitamina D reduz risco de morte por doença cardíaca

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

03/03/2018 14h54

Não é de hoje que a vitamina D tem sido associada a vários benefícios para nossa saúde, como prevenção da obesidade, manutenção da massa óssea, aumento da imunidade e o combate a doenças cardíacas. E uma nova pesquisa realizada por cientistas noruegueses acaba de confirmar que o nutriente protege o coração.

Em um estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, os pesquisadores descobriram que pessoas com doenças cardíacas que mantêm o nível normal de vitamina D no organismo possuem um risco 30% menor de morrer por um problema cardiovascular, quando comparadas com indivíduos em que a taxa da substância é maior ou menor do que a recomendada.

Veja também:

"Já a deficiência e o excesso de vitamina D no corpo gera um pequeno aumento do risco de morte", alertou Jutta  Dierkes, professor do Departamento de Medicina Clínica da Universidade de Berga e líder do estudo.

Para chegar a essa conclusão, Dierkes e sua equipe avaliaram 4.000 pacientes com problemas cardíacos durante mais de uma década, com idade média de 62 anos no início do estudo. 

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a necessidade diária de vitamina D é de 5 mcg (200 IU). A principal forma de obter a substância é tomando sol: basta expor a pele do braço aos raios solares, sem proteção, cerca de 15 minutos por dia, por exemplo. O nutriente também é encontrado em alimentos como salmão, sardinha leite, ovo, fígado de galinha e ostras.  

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy