Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Insolação: entenda por que ela ocorre, principais sintomas e como evitar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thamires Andrade

Do VivaBem, em São Paulo

02/03/2018 04h00

Os cuidados que você deve ter com seu corpo no verão vão além de passar protetor solar para evitar queimaduras na pele. A exposição excessiva ao sol e a altas temperaturas possibilita o aumento de casos de insolação. O quadro tende a trazer consequências sérias à saúde, pois pode evoluir para desidratação e causar desconfortos como náusea e tontura. 

O que é?

A insolação ocorre quando o organismo não consegue controlar a temperatura corporal, e ela sobe mais do que o normal. O problema é causado pela exposição prolongada ao sol ou calor. Ainda que alguns lugares sejam mais propícios para isso acontecer, como a praia e a piscina, não é só o contato direto com o sol que leva a esse quadro. Ficar dentro de um ambiente fechado e sem ventilação, como um carro, também pode provocar insolação.

Leia também:

Por que ela ocorre?

Quando você fica sob um calor forte, o corpo esquenta. Aí, o organismo começa a produzir suor que, ao evaporar, resfria a pele e ajuda a manter sua temperatura controlada. No entanto, esse mecanismo pode não dar conta de "esfriar" o corpo se você ficar por tempo prolongado em um ambiente muito quente. Além disso, se a água e os eletrólitos (sódio, potássio) perdidos na transpiração não forem repostos, a insolação pode evoluir para desidratação.

Quais os sintomas?

Os primeiros sinais são leves e vão evoluindo caso a exposição ao calor persista. Em princípio, é comum ter indisposição, tontura, dor de cabeça, sensação de desmaio, náusea, vômito, visão turva, queda de pressão arterial e febre.

Como prevenir?

O primeiro passo é evitar exposições prolongadas ao sol e calor, principalmente no horário em que a temperatura tende a estar mais elevada: das 10h às 16h. Além disso, é importante se manter hidratado. Use e abuse de água, sucos naturais e água de coco. E evite as bebidas alcoólicas. Por mais que sejam refrescantes, elas têm ação diurética --fazem você fazer mais xixi--, o que contribuiu para desidratar o corpo.

Capriche no uso de protetor solar (FPS 30 ou mais) para evitar queimaduras e lembre-se sempre de reaplicar o produto, já que o suor e a água diminuem sua eficácia. As barreiras físicas, como chapéus de aba larga e guarda-sol, também são bem-vindas para minimizar o calor.

Que especialista procurar?

Se muitos sintomas baterem com os da insolação, a recomendação é buscar um pronto-socorro imediatamente. Lá, você poderá ser atendido por um clínico geral e, caso tenha alguma queimadura, um dermatologista.

Como é o tratamento?

No hospital, o paciente precisará ficar sob observação, além de receber hidratação por via oral ou soro para repor os eletrólitos. Existe também a possibilidade de receber medicações para controle de dor e náuseas. Os desconfortos trazidos pela insolação costumam passar em um ou dois dias. No entanto, quando associado a queimaduras graves na pele e desidratação severa, o problema pode persistir por um tempo maior. 

Fontes: Abrão Cury, clínico geral do HCor (Hospital do Coração); Bruno Topis, clínico geral do Hospital Villa-Lobos, da Rede D’Or São Luiz; Madga Exposito, dermatologista do Hospital Santa Catarina.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy