Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Bactérias da nossa pele podem ser úteis na prevenção do câncer

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

01/03/2018 17h59

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia (EUA) encontraram uma cepa de bactérias que pode proteger contra câncer de pele. A S. epidermidis, comum na pele humana saudável, exerceria uma habilidade seletiva de inibir o crescimento de alguns tipos de tumores. Isso porque, essa variedade de micro-organismos produz uma substância química capaz de matar diversos tipos de células cancerosas, não parecendo ser tóxica para as células normais.

No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 9% da nossa população é acometida por algum tipo de pré-câncer ou câncer de pele. A causa mais importante para o desenvolvimento da doença é a exposição aos raios ultravioleta emitidos pelo sol.

Leia também:

Durante a pesquisa, o câncer de pele foi induzido com a ajuda de raios UV em camundongos com S. epidermidis. E os cientistas descobriram que essa cepa produz 6-N-hidroxiaminopurina (6-HAP), que é uma molécula inibidora da síntese de DNA. Ao fazê-lo, o 6-HAP tem o potencial de impedir que as células tumorais transformadas se espalhem.

Após isso, foram comparados o efeito de raios UV cancerígenos em dois grupos de camundongos, incluindo roedores em que o S. epidermidis produziu 6-HAP, e outros em que a bactéria não gerou o composto benéfico. Comparados com o grupo controle, os camundongos de intervenção tiveram uma redução de 50% no tamanho do tumor. E o mais importante: não experimentaram efeitos colaterais tóxicos.

No entanto, ainda são necessários mais estudos para os cientistas entenderem completamente como o 6-HAP é produzido e para determinar se uma redução nesse produto químico realmente elevaria o risco de câncer de pele em seres humanos ou se o efeito é apenas preventivo. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy