Topo

Dieta DASH, rica em frutas e vegetais, é ligada a menor risco de depressão

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

26/02/2018 11h37

Se você tem uma alimentação saudável, rica em frutas vegetais e grãos integrais, corre menos risco de ter depressão, de acordo com um novo estudo realizado pela American Academy of Neurology. Para o experimento, os pesquisadores acompanharam, por um período de 6,5 anos, 964 adultos que tinham em média 81 anos. Todos os voluntários completaram questionários sobre suas dietas.

Leia também:

A ideia era avaliar quais participantes aderiram a alguns tipos de dietas, como a mediterrânea e a DASH (rica em frutas, vegetais e grãos integrais, mas com baixas quantidades de alimentos com altos níveis de açúcar e gordura saturada). Os pesquisadores também avaliaram os sintomas de depressão nos voluntários durante o período dos testes.

Nos resultados, os participantes que haviam seguido a dieta DASH tiveram 11% menos chances de desenvolver depressão, quando comparados aos que não aderiram.

Entretanto, de acordo com os pesquisadores, são necessários mais estudos para confirmar esse resultado. "Ainda não sabemos quais os melhores componentes da dieta DASH para prevenir depressão e ajudar as pessoas a manterem seus cérebros saudáveis", disse Laurel Cherian, uma das autoras do estudo.

Frutas - iStock - iStock
A dieta DASH é rica em frutas, vegetais e grãos integrais
Imagem: iStock

Benefícios de uma dieta saudável vão além da saúde mental

O impacto do que você come em sua saúde vai além de um cérebro sadio. Um novo estudo, publicado nesta segunda-feira (26) no periódico Circulation, da American Heart Association, mostrou que a dieta mediterrânea e a lacto-ovo-vegetariana, que inclui ovos e laticínios, mas exclui carne vermelha e peixes, são igualmente efetivas em reduzir os riscos de doenças do coração e infarto.

A pesquisa analisou 107 pessoas com sobrepeso com idades entre 18 e 75 anos. Por três meses, os participantes seguiram de forma randômica uma dieta vegetariana de baixa caloria, que incluía laticínios e ovos, e uma dieta mediterrânea também de baixa caloria.

Após o experimento, os pesquisadores repararam que ambas as dietas fizeram os participantes perderem cerca de 1,3 kg de gordura corporal, 1,8 kg de peso e diminuíram o IMC (Índice de Massa Corporal).

No entanto, os autores disseram que encontraram duas diferenças entre as dietas: a vegetariana foi mais eficaz na redução do colesterol "ruim", o LDL, enquanto a mediterrânea resultou em maiores reduções nos triglicerídeos, que em altos níveis podem aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Ainda assim, "nosso estudo mostra que uma dieta lacto-ovo-vegetariana com baixo teor calórico pode ajudar os pacientes a reduzirem o risco de doenças cardiovasculares do mesmo modo que uma dieta mediterrânea com baixas calorias", disse Francesco Sofi, autor do estudo. Segundo ele, agora as pessoas têm mais de uma opção de dieta saudável para o coração.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy