Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Se for beber, prefira vinho tinto: a bebida protege os dentes de cáries

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

25/02/2018 17h52

Amantes de vinho tinto, podem ficar felizes. Cientistas identificam mais um motivo especial para apreciar a bebida: ela ajuda na saúde bucal, segundo estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Já tínhamos muitos motivos para curtir o vinho tinto, uma vez que pesquisas vivem divulgando seus resultados benéficos para saúde -se ingerido com moderação, é claro. Em estudo anteriores, comprovaram que uma taça ajuda a manter o cérebro jovem e que auxilia na prevenção de doenças cardíacas, por exemplo.

Veja também:

Agora, o novo mérito é que o vinho tinto tem alguns componentes que podem proteger contra a formação de cáries e doenças nas gengivas.

Muitos dos benefícios do vinho para a saúde estão relacionados aos polifenóis existentes na bebida. Eles são uma série de micronutrientes com propriedades antioxidantes e podem proteger contra a ação de radicais livres, que são átomos instáveis com papel fundamental no processo de envelhecimento celular.

Logo, de acordo como Medical News Today, os pesquisadores suspeitaram que estes polifenóis do vinho tinto poderiam ter um efeito protetor na boca, evitando bactérias orais prejudiciais.

O vinho cuida dos dentes?

Os cientistas compararam o efeito de duas substâncias distintas em modelos de laboratório de tecido de gengiva infectados com três bactérias diferentes (Fusobacterium nucleatum, Streptococcus mutans e Porphyromonas gingivalis).

No primeiro experimento, usaram dois tipos de polifenóis tipicamente encontrados no vinho tinto para combater as bactérias. No outro, extratos de vinho tinto e sementes de uva.

O que eles descobriram foi que os polifenóis do vinho tinto são mais eficazes para repelir as bactérias orais nocivas e impedir que elas se anexassem ao tecido saudável.

Em um outro teste, os pesquisadores misturaram os polifenóis com Streptococcus dentisani, um probiótico oral que prevene a cárie dentária, e o resultado foi ainda mais bem sucedido. O efeito protetor dos dois polifenóis foi reforçado pela presença do probiótico.

Então, vá em frente, pode tomar uma taça de vinho hoje. É seguro dizer que, ao menos na sua boca, ela não causará sofrimento. Mas sem exageros, muito álcool não é bom para o organismo de ninguém.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy