Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Tem amigos que postam foto de exercício? Isso pode fazer mal à sua saúde

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

24/02/2018 11h25

Tem muitos amigos nas redes sociais que postam foto do treino com #tapago? Então saiba que quanto mais exposto a esse tipo de conteúdo, mais preocupado com o peso você fica. É o que revela um novo estudo de pesquisadores da Universidade Estadual do Texas e da Universidade do Arizona.

"Quanto mais as pessoas veem postagens sobre exercício físico, mais preocupadas ficam com o peso e isso não é bom", explica Stephen Rains, co-autor do estudo, publicado na Health Communication.

Veja também

No estudo, os pesquisadores pediram a 232 participantes para entrarem nas redes sociais e checar a postagens dos amigos no último mês e contaram quantas postagens --fotos ou texto – faziam alusão a atividade física.

Eles selecionaram os três amigos que mais postaram sobre o tema e classificaram sua semelhança com cada uma dessas pessoas. Os participantes também completaram questionários que mediam seu nível de preocupação com peso, atitudes gerais sobre exercício e tendência a se comparar com os outros.

Enquanto para algumas pessoas as publicações servem como motivação, outros ficavam incomodados e se sentindo mal com o próprio corpo. "Algumas pessoas que eram muito expostas a esse conteúdo ficavam interessadas em se exercitar mais. Mas tinha algumas que se sentiam mal em relação a si mesmas e ficavam ainda mais preocupadas com o corpo. Especialmente se os amigos eram pessoas semelhantes com elas", disse Rains

Para os pesquisadores, as descobertas mostram que o impacto das redes sociais na saúde é grande e merece atenção.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy