Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Deficiência de vitamina D eleva risco de AVC e diabetes em mulheres

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

23/02/2018 10h27

Os impactos da falta de vitamina D no corpo ainda são uma incógnita para a ciência, mas um novo estudo encontrou uma relação entre a deficiência desse composto e a síndrome metabólica (conjunto de condições que aumentam o risco de doença cardíaca, de acidente vascular cerebral e diabetes) em mulheres no período pós-menopausa.

Para o estudo, a equipe de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), acompanhou 463 mulheres entre 45 e 75 anos, por dois anos. Todas as participantes da análise estavam há pelo menos 12 meses na pós-menopausa.

Leia também:

A pesquisa relatou que a síndrome metabólica foi detectada em 57,8% das mulheres analisadas com insuficiência (níveis entre 20 e 29 ng/ml de sangue) ou deficiência (menor que 20 ng/ml) de vitamina D. Nas voluntárias que tinham níveis suficientes (30ng/ml ou mais), a síndrome só apareceu em 39,8% dos casos.

vitamina D; alimentação - iStock - iStock
A vitamina D também pode ser absorvida por meio da alimentação
Imagem: iStock

Segundo o estudo, publicado no periódico Maturitas, a explicação mais plausível para essa relação seria a influência da vitamina D na secreção e sensibilidade da insulina, hormônio secretado no pâncreas que tem importante papel na síndrome metabólica.

“O receptor de vitamina D é expresso em células pancreáticas secretoras de insulina e em tecidos-alvo periféricos, como músculo esquelético e tecido adiposo. A deficiência de vitamina D pode comprometer a capacidade das células de converter a pró-insulina em insulina”, escreveram os autores.

Ainda de acordo com os pesquisadores, os resultados sugerem que o controle dessas taxas de vitamina D pode ser importante para diminuir os riscos de algumas doenças: “Os resultados sugerem que a suplementação e a consequente manutenção de níveis adequados de vitamina D em mulheres na pós-menopausa podem reduzir o risco de doenças”, disse Eliana Aguiar Petri Nahas, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB e uma das autoras do estudo.

Os cientistas ressaltam, no entanto, que ainda são necessários mais estudos para confirmar a relação. “O objetivo do estudo foi avaliar a associação entre a deficiência de vitamina D e os fatores de risco da síndrome metabólica em mulheres na pós-menopausa.”

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy