Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Remédio para gota tem bom resultado no tratamento de insuficiência cardíaca

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

22/02/2018 15h59

A Probenecida, medicamento comumente utilizado para prevenir crises de gota (causada pelo excesso de ácido úrico no organismo), pode ajudar pessoas com insuficiência cardíaca, descobriu um novo estudo publicado no Journal of the American Heart Association.

A insuficiência cardíaca surge quando o coração se torna incapaz de bombear sangue rico em oxigênio o suficiente para suportar outros órgãos. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estima que 100 mil novos casos do problema surgem no país a cada ano, e 50 mil pessoas morrem por devido a complicações cardíacas. 

Leia também:

Embora não haja cura para a insuficiência cardíaca, existem tratamentos que ajudam a gerenciar o problema. Alguns deles, como o Dispositivo de Assistência Ventricular Esquerda (LVAD), se concentram em melhorar a função do coração, sendo alimentado por bateria e implantado cirurgicamente no coração do paciente.

Nesse estudo, os pesquisadores revelaram que o remédio para gota pode oferecer uma alternativa não invasiva aos pacientes em tratamento, pois a droga melhorou a ação de bombeamento do coração.

Outra boa notícia é que o medicamento não causou efeitos colaterais significativos nos voluntários do estudo. Já quando os pesquisadores testaram o remédio em células cardíacas tiradas de camundongos, descobriram que ele melhorou o uso de cálcio pelo coração, que é uma função-chave na contração do músculo cardíaco.

Já pode usar?

Ainda não. São necessários ensaios clínicos maiores, com acompanhamento em longo prazo, para determinar a eficácia da Probenecida em pessoas com insuficiência cardíaca, mas os pesquisadores acreditam que seus resultados são promissores.

"Atualmente, existem terapias médicas limitadas disponíveis para tratar pessoas com essa condição, com resultados piores do que para pacientes com câncer, por exemplo", explicou o co-autor do estudo, Jack Rubinstein, do Departamento de Medicina Interna da Universidade de Cincinnati (EUA), ao Medical News Today.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy