Topo

Hábitos alimentares são mais importantes do que genética para emagrecer

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

21/02/2018 11h35

Se você está tentado se adaptar a uma dieta baseada na sua composição genética, pode ser hora de repensar o plano. Pesquisadores descobriram que você, provavelmente, perderá a mesma quantidade de peso, fazendo dietas com baixo teor de gordura ou de carboidratos --e seus genes não têm nada a ver com isso.

Anteriormente, estudos sugeriam que seus genes ou a forma como seu corpo processa insulina e açúcar poderiam modificar a forma como a dieta funciona. Porém, a nova pesquisa, divulgada no periódico Jama, não encontrou impacto significativo em nenhum destes fatores.

Veja também:

Cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, analisaram 609 adultos com sobrepeso por 12 meses. Os voluntários seguiram uma dieta saudável, metade com baixo teor de gordura e outra metade com baixa em carboidratos.

Ao fim do ano, a ideia era notar se houve mudança significativa de peso, se existiam ligações entre o tipo de dieta e a composição genética das pessoas e os níveis de insulina.

Embora muitos quisessem que seus genes dessem uma forcinha, a perda de peso registrada para a pesquisa não foi significativamente diferente entre os grupos que seguiram a dieta com baixo teor de gordura ou baixo teor de carboidratos.

Além disso, a composição genética dos voluntários ou o nível de secreção de insulina também não foram relacionados com a quantidade de peso eliminado.

Com a conclusão, os pesquisadores mostraram que nenhuma estratégia de dieta é consistentemente melhor do que outra para perda de peso na população geral. Apesar de antes acreditarem que as variações na composição genética das pessoas pudessem tornar mais fácil para alguns perderem peso do que para outros, em determinadas dietas, a tese não se provou verdadeira.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy