Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Por que meu fluxo aumentou depois que parei de tomar pílula?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

20/02/2018 04h00

"Parei de tomar anticoncepcional e minha menstruação está com fluxo maior e, além de eu sentir mais cólica, a TPM também voltou. Por que isso está acontecendo?"

Além de evitar a gravidez, os anticoncepcionais hormonais também diminuem as cólicas menstruais, o fluxo e os sintomas do ciclo. Isso acontece porque é comum que as usuárias das pílulas fiquem com as taxas hormonais controladas pelos hormônios do medicamento.

Entretanto, quando o uso da pílula é suspenso, os ciclos menstruais voltam ao estado natural. Por isso, é muito comum, após a interrupção do tratamento, sentir que o fluxo mudou e que houve aumento na duração da menstruação, assim como em seu volume. Apesar de haver uma confusão por parte das usuárias, esses sintomas não são provocados pelo uso do anticoncepcional, mas sim pelo retorno do organismo ao seu estado normal.

Leia também:

A cólica, o enjoo e as dores de cabeça, muito comuns na TPM (Tensão Pré-Menstrual), também podem voltar com a suspensão da pílula. Felizmente, esses desconfortos podem ser corrigidos com outros mecanismos terapêuticos, como o controle da alimentação e a prática regular de atividades físicas. 

A melhora do organismo, no entanto, depende muito de cada mulher. Mas, após a interrupção, o corpo geralmente se acostuma a ficar sem hormônios, mas isso pode demorar de três a seis meses.

Fontes: Ilza Maria Urbano Monteiro, vice-presidente da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia); Erica Mantelli, ginecologista e obstetra.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy