Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Gene que removeu colesterol de ratos é promessa contra doenças cardíacas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

15/02/2018 12h22

De acordo com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. A boa notícia é que os pesquisadores podem estar próximos de descobrir uma forma de prevenir essas doenças por terem localizado um gene capaz de tirar o excesso de colesterol dos vasos sanguíneos.

Conhecido como MeXis, esse gene era considerado "egoísta", pois pensavam que ele não teria função, já que não produz proteínas. No entanto, o estudo, publicado na Nature Medicine, revelou que a utilidade desse gene é ativar moléculas que atuam em proteínas que removem o colesterol das artérias.

Leia também:

Com o tempo, o acúmulo de colesterol pode bloquear as artérias e reduzir o fluxo de sangue para o coração, processo conhecido como aterosclerose. Isso pode levar à dor no peito, angina, batimentos irregulares, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca. 

No novo estudo feito com ratos, os pesquisadores da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) descobriram como o MeXis ajuda na remoção do excesso de colesterol das artérias, potencialmente indicando uma nova estratégia para prevenção de doenças cardíacas.

Eles identificaram que o acúmulo de placas nos vasos dos ratos sem o gene MeXis era quase o dobro dos ratos que tinham o gene. 

Além disso, os resultados podem abrir a porta para outros genes que desempenham um papel na saúde do coração. "Considerando que muitos genes, como MeXis, têm funções completamente desconhecidas. Nosso estudo sugere que ainda podemos explorar o papel de alguns genes na prevenção de doenças", diz Peter Tontonoz, um dos autores do estudo.

No futuro, a equipe planeja descobrir mais sobre os mecanismos do MeXis, como sua atividade pode ser modificada e se ele poderá prevenir as doenças cardíacas em humanos. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy