Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Jogar bola e fazer treino funcional na infância melhora saúde dos ossos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

14/02/2018 18h13

É de pequenino que se torce o pepino, já diz a sabedoria popular. Um novo estudo dinamarquês mostra que as atividades que as crianças fazem desde a escola são determinantes para impedir a osteoporose no futuro.

Publicado no British Journal of Sports Medicine, o trabalho científico foi realizado com 295 crianças de oito a 10 anos de idade de escolas da Dinamarca. Durante todo o ano letivo, elas participaram do “FIT FIRST”, um programa de treinamento intenso que usa jogos com bola e exercícios funcionais.

Leia também:

As crianças que realizaram o método (um total de duas horas por semana) demonstraram ter 10% mais força muscular e 15% mais equilíbrio, além de melhora de 45% da densidade óssea em relação ao outro grupo, que fez aulas tradicionais de educação física.

"Nossa pesquisa mostra que o exercício intenso na escola traz efeitos positivos claros na densidade óssea, força muscular e equilíbrio em crianças", diz Peter Krustrup, professor de ciências do esporte e da saúde da Universidade do Sul Dinamarca e líder do projeto.

Segundo os pesquisadores, o aumento da densidade óssea dá um impulso real à saúde do esqueleto, que é o primeiro passo para a prevenção da osteoporose.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy