Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

Jogar bola e fazer treino funcional na infância melhora saúde dos ossos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

14/02/2018 18h13

É de pequenino que se torce o pepino, já diz a sabedoria popular. Um novo estudo dinamarquês mostra que as atividades que as crianças fazem desde a escola são determinantes para impedir a osteoporose no futuro.

Publicado no British Journal of Sports Medicine, o trabalho científico foi realizado com 295 crianças de oito a 10 anos de idade de escolas da Dinamarca. Durante todo o ano letivo, elas participaram do “FIT FIRST”, um programa de treinamento intenso que usa jogos com bola e exercícios funcionais.

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As crianças que realizaram o método (um total de duas horas por semana) demonstraram ter 10% mais força muscular e 15% mais equilíbrio, além de melhora de 45% da densidade óssea em relação ao outro grupo, que fez aulas tradicionais de educação física.

"Nossa pesquisa mostra que o exercício intenso na escola traz efeitos positivos claros na densidade óssea, força muscular e equilíbrio em crianças", diz Peter Krustrup, professor de ciências do esporte e da saúde da Universidade do Sul Dinamarca e líder do projeto.

Segundo os pesquisadores, o aumento da densidade óssea dá um impulso real à saúde do esqueleto, que é o primeiro passo para a prevenção da osteoporose.

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Não pode correr por causa do impacto? Veja boas opções de treino aeróbico

Quando falamos em treinos para emagrecimento, logo vem na cabeça a corrida, certo? E realmente a corrida tem uma eficiência incrível em queimar aquelas gordurinhas. E como aquelas pessoas que sentem dores fortes principalmente nos joelhos podem praticar algum exercício que a leva a perder peso e melhor seu condicionamento físico? Se você é uma dessas pessoas, hoje vou passar pra você opções muito simples e tão eficazes quanto a corrida. Toda academia, seja grande ou aquela academia pequena de prédio tem uma bicicleta ergométrica, e na maioria das vezes ninguém utiliza a pobre coitada, a preferência total é pras esteiras. Essa bicicleta indoor pode proporcionar uma queima calórica tão alta quanto a corrida, tudo depende do quanto de esforço você vai aplicar no treino. E pra você que sente dores durante exercícios de impacto fique tranquilo, com o ajuste correto essa bike vai te deixar muito confortável para pedalar sem dores, e ainda promover um possível diminuição das dores, dependendo do seu caso clínico de dores. E o que é mais legal, todas as bikes, exceto aquelas de spinning, já vem com programas de treino prontos, então você pode escolher qual será o estimulo que será aplicado na sua sessão do dia. É uma questão de empenho pra gerar desempenho. Então, sem dores nos joelhos, boas calorias queimadas promovendo também um fortalecimento muscular. Outra boa opção pra quem não pode treinar com impacto é o transport, ou elíptico. Talvez poucos conheçam por nome, mas é um aparelho altamente eficiente na queima calórica, além de que estimula muito a musculatura dos membros inferiores. Esse transport é aquele exercício que parece que está esquiando, com os dois braços de apoio que parecem com duas antenas. Então esse aparelho estranho tem muitos benefícios a trazer pra você que não pode correr. Além de ter os mesmo programas das bikes, como variação de carga simulando subidas, você pode ter uma variação de velocidade, ou até mesmo os dois juntos, tudo depende do programa selecionado e também do seu esforço durante a sessão, esse aparelho permite que os braços sejam estimulados durante o treino, o que torna sua sessão mais intensa ainda. Olha ai, duas opções muito simples que são altamente eficientes que vão te ajudar a treinar pesado sem se preocupar com as dores. Agora aproveita as dicas, vai lá pra sua academia e quebra tudo.

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