Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

Aplicativos para corrida que ajudam você a conquistar suas metas no esporte

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Imagem: iStock

Juliana Vaz

Colaboração para o VivaBem

14/02/2018 04h00

Usar um aplicativo de corrida para monitorar os dados dos treinos é uma boa tanto para corredores iniciantes quanto para quem pratica o esporte há tempos. A tecnologia facilita o acompanhamento da sua evolução na atividade física, o que ajuda a manter a motivação em alta para fazer exercícios e alcançar suas metas.

Um bom app de corrida deve informar, em tempo real, pelo menos a duração (tempo), o ritmo (velocidade) e a distância do treino. Mas há muitos outros recursos oferecidos nesses programas, como planilhas de treinamento e até a possibilidade de desafiar amigos que usam a ferramentas. Listamos aqui ótimas opções para você. 

Veja também

Strava

É um dos mais famosos aplicativos de corrida. Mapeia com alta precisão a distância, o tempo e o pace (ritmo) de exercício. Permite se conectar com os amigos, o que torna comum a troca de incentivos e desafios entre os usuários --perfeito para quem tem espírito competitivo!

O Strava gera um relatório detalhado do treino realizado e permite adicionar fotos a ele, que podem ser vistas por seus colegas. Também é possível manter as informações dos exercícios sob sigilo --bom para iniciantes que ainda estão sem confiança de compartilhar seus resultados. 

Gratuito, mas com funcionalidades exclusivas na versão premium, a partir de R$ 15,90 por mês. Disponível para Android e iOS.

Nike+ Run Club

É um app democrático: costuma agradar tanto corredores iniciantes quanto experientes. Oferece gratuitamente planos de treinamento para diferentes objetivos, como bater uma meta de tempo, correr pela primeira vez determinada distância ou se preparar para uma prova específica. É possível conectar-se a outros usuários para correr em conjunto.

Gratuito. Disponível para Android e iOS 

Runtastic 

Permite visualizar os treinos realizados em um mapa 3D. Conta com sistema de pausa automática: o cronômetro para quando você deixa de correr --para aguardar o semáforo abrir, por exemplo. Recebe e reproduz áudios de incentivo dos amigos durante a corrida e dá dicas de treino (em inglês, apenas na versão pro). 

Gratuito, com recursos exclusivos na versão pro, a partir de R$ 31,90 por mês. Disponível para Android e iOS

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RunKeeper

Tem interface simples e acesso ao Spotify. Além disso, dá orientações em áudio sobre seu desempenho. O histórico sempre detalhado dos exercícios ajuda no planejamento diário dos treinos. Oferece ainda plano de treinamento para provas de 5 km e 10 km. Na versão paga, o RunKeeper Elite, é possível exibir em tempo real o percurso e outros dados da sua corrida para os amigos.

Gratuito, com opções avançadas de assinatura a partir de R$ 31,90 ao mês. Disponível para Android e iOS

Endomondo

Permite a conexão com os amigos “ao vivo”, pela web: eles podem acompanhar seu treino no momento em que é realizado e enviar mensagens de incentivo, que são transformadas em áudio. Como os outros apps dessa lista, informa com precisão distância, ritmo, percurso e duração do treino.

Gratuito, com funções exclusivas na versão premium, a partir de R$ 18,90 ao mês. Disponível para Android e iOS.

MapMyRun

Indica novas rotas de corrida e permite salvar seus percursos favoritos. Informa em áudio o pace, tempo e distância do exercício, como todos os aplicativos. A novidade é que a marca esportiva Under Armour lançou dois modelos de tênis (o Hovr  Phantom e Horv Sonic  Connected) com chip, que se conectam ao aplicativo. Ao parear o calçado com o MapMyRun, você recebe informações como cadência (número de passos por minutos) e até alertas sobre erros durante a corrida que podem gerar lesões. Os tênis estão disponíveis apenas nos Estados Unidos e não há data de lançamento no Brasil. 

Gratuito, com versão avançada a partir de R$ 18,90 por mês. Disponível para Android e iOS

Cuidados essenciais ao treinar com um app

Antes de fazer o download do aplicativo escolhido, calçar os tênis e sair correndo por aí, é essencial tomar algumas precauções. A mais importante delas é fazer um check-up médico para saber se você está apto a praticar atividades físicas. Tenha em mente que nenhum aplicativo considera se o usuário sente dores articulares ou possui limitações físicas. 

Respeite os limites do corpo e comece a treinar em um nível coerente ao seu condicionamento atual. Isso é fundamental para que o sistema analise corretamente sua performance e indique treinamentos adequados ao seu perfil. 

Fontes: Milena Preter, educadora física e treinadora do Nike  Run  Club, em São Paulo; Larissa Kussano, educadora física e treinadora da academia Bio  Ritmo; e Diego Bellotti, treinador da micro-gym Race Bootcamp, em São Paulo. 

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Não pode correr por causa do impacto? Veja boas opções de treino aeróbico

Quando falamos em treinos para emagrecimento, logo vem na cabeça a corrida, certo? E realmente a corrida tem uma eficiência incrível em queimar aquelas gordurinhas. E como aquelas pessoas que sentem dores fortes principalmente nos joelhos podem praticar algum exercício que a leva a perder peso e melhor seu condicionamento físico? Se você é uma dessas pessoas, hoje vou passar pra você opções muito simples e tão eficazes quanto a corrida. Toda academia, seja grande ou aquela academia pequena de prédio tem uma bicicleta ergométrica, e na maioria das vezes ninguém utiliza a pobre coitada, a preferência total é pras esteiras. Essa bicicleta indoor pode proporcionar uma queima calórica tão alta quanto a corrida, tudo depende do quanto de esforço você vai aplicar no treino. E pra você que sente dores durante exercícios de impacto fique tranquilo, com o ajuste correto essa bike vai te deixar muito confortável para pedalar sem dores, e ainda promover um possível diminuição das dores, dependendo do seu caso clínico de dores. E o que é mais legal, todas as bikes, exceto aquelas de spinning, já vem com programas de treino prontos, então você pode escolher qual será o estimulo que será aplicado na sua sessão do dia. É uma questão de empenho pra gerar desempenho. Então, sem dores nos joelhos, boas calorias queimadas promovendo também um fortalecimento muscular. Outra boa opção pra quem não pode treinar com impacto é o transport, ou elíptico. Talvez poucos conheçam por nome, mas é um aparelho altamente eficiente na queima calórica, além de que estimula muito a musculatura dos membros inferiores. Esse transport é aquele exercício que parece que está esquiando, com os dois braços de apoio que parecem com duas antenas. Então esse aparelho estranho tem muitos benefícios a trazer pra você que não pode correr. Além de ter os mesmo programas das bikes, como variação de carga simulando subidas, você pode ter uma variação de velocidade, ou até mesmo os dois juntos, tudo depende do programa selecionado e também do seu esforço durante a sessão, esse aparelho permite que os braços sejam estimulados durante o treino, o que torna sua sessão mais intensa ainda. Olha ai, duas opções muito simples que são altamente eficientes que vão te ajudar a treinar pesado sem se preocupar com as dores. Agora aproveita as dicas, vai lá pra sua academia e quebra tudo.

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