Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

O que fazer para aliviar a ressaca? Comece o dia com ovo mexido e abacate

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

09/02/2018 04h10

A festa de ontem foi ótima e você bebeu horrores. Hoje, o de sempre: aquela dor de cabeça, náusea e outros sintomas clássicos da ressaca --uma espécie de lembrete do organismo de que, sim, você extrapolou seus limites. O excesso de álcool não metabolizado causa todas essas manifestações.

Para reverter o estrago, o melhor a se fazer é beber bastante água, pois a falta de hidratação causada pela bebida é uma das principais causas da dor de cabeça. A alimentação, no entanto, também é fundamental (mas sem comilança).

Abaixo, José Alves Lara Neto, médico nutrólogo e vice-presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e Cristiane Carius, médica especialista em suporte nutricional do Hospital Quinta D'Or (RJ); além de Sara Ramalho, nutricionista do Hospital Sepaco (SP) e o gastroenterologista José Eugênio Dutra Câmara Filho, do Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena (MG), listam os melhores alimentos para aliviar o problema e também o que devemos evitar.

Inclua no cardápio

Ovo - iStock - iStock
Imagem: iStock

Ovo

Além de proteínas, carboidratos e vitaminas do complexo B em sua composição, possui acetilcisteína, um antioxidante que evita a lesão celular, auxiliando na recuperação do organismo, pois fornece a energia necessária para ele se defender de tantas toxinas. Preparar um mexidinho de café da manhã é uma boa alternativa.

abacate - iStock - iStock
Imagem: iStock

Abacate

A fruta, assim como outros alimentos ricos em gorduras saudáveis, reduz a absorção do álcool. Ela é muito bem-vinda pelo organismo por conter ácidos graxos monoinsaturados, cujo principal papel é proteger a parede das artérias que, no caso da ressaca, sofrem com o aumento de toxinas no sangue. Além disso, é ótima fonte de vitamina E e potássio.

canja de galinha - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Canja de galinha

A presença de legumes oferece bons nutrientes. Além disso, os pedaços de galinha com osso, quando cozidos sob pressão, ainda possuem glutamina, um aminoácido que tanto favorece a recuperação do estômago e do intestino quanto serve de suporte para o sistema imunológico. Sopinhas como as de inhame e mandioquinha também servem.

Missoshiru - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Missoshiru

A tradicional sopa japonesa, cujo principal ingrediente é a soja, possui bactérias fermentadas que ajudam na digestão e na absorção de alguns alimentos. Além de conter minerais, ainda auxilia a restabelecer os níveis de sódio no organismo. Isso porque o fato de a pessoa estar desidratada, por ter feito muito xixi, tende a aumentar muito a quantidade de álcool circulando no sangue, desregulando o organismo. Para voltar ao estado normal, é preciso se desintoxicar com a ajuda de líquidos, como o Missoshiru.

boldo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Chá de boldo

Ele é digestivo e, no mal-estar da ressaca, pode melhorar o enjoo. No entanto, pessoas que utilizam medicamentos antiagregantes plaquetários (que deixam o sangue ralo) devem tomar cuidado, pois a bebida diminui os efeitos desse tipo de remédio. Exatamente por isso, não é qualquer um que pode utilizar.

Leia também:

Evite

Fritura - iStock - iStock
Imagem: iStock

Frituras

Sabe quando você vai ao banheiro do bar e tem uma fila enorme de pessoas lá dentro, aguardando a vez? É desse jeito que o seu fígado se sente, cheio de tarefas para fazer --especialmente porque já está bem ocupado metabolizando o álcool-- e você ainda vai lá e quer que ele metabolize gorduras? Comer uma coxinha enquanto está de ressaca, por exemplo só vai sobrecarregar o órgão, fazendo com que gaste tempo demais com a comida e deixando de metabolizar a bebida.

isotonico - iStock - iStock
Imagem: iStock

Isotônico

Apesar de ter muitas qualidades, é desnecessário para quem não treina como um atleta profissional. Nos casos de uma ressaca simples, tomar água já basta. Mas se a pessoa tiver sintomas de diarreia, melhor optar por um soro caseiro (2 medidas rasas de açúcar + 1 medida rasa de sal, misturadas em 200 ml de água filtrada), que é rico em sódio e glicose, fatores que ajudam a evitar a desidratação.

Álcool | Câncer | Cerveja - iStock - iStock
Imagem: iStock

Continuar bebendo

E aquela história de que voltar a tomar bebidas alcoólicas ajudaria a eliminar a ressaca? Isso é mito, não existe. A sensação de que a ressaca está menos intensa é fruto da euforia e anestesia inicial do álcool, mas é perigoso e pode levar à dependência. Melhor parar de graça e ir descansar!

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy

O poder dos alimentos