Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Substância produzida por "células matadoras" é promessa para tratar câncer

Francis Crick Institute/Divulgação
Imagem: Francis Crick Institute/Divulgação

Do VivaBem, em São Paulo

09/02/2018 13h47

Cientistas descobriram que componentes químicos liberados por células do organismo --chamadas de "natural killers"-- são capazes de atrair para dentro de tumores células do sistema imunológico, responsáveis por combater doenças.

O achado, publicado na revista Cell, pode ser um novo caminho na imunoterapia contra o câncer --tipo de tratamento que estimula o sistema de defesa do próprio paciente a atacar o tumor.

Veja também:

De acordo com pesquisadores do Instituto Francis Crick, a presença de genes associados às células “natural killers” e as células brancas está correlacionada a uma sobrevivência maior em 2.500 pacientes analisados com câncer de pele, mama, pescoço e pulmão. 

"Nossas descobertas nos mostraram a importância dessas células na resposta imune contra o câncer. Ainda são necessários mais estudos, no entanto, sabemos que atrair células brancas para os tumores pode ser a base de uma nova imunoterapia para pacientes com câncer", explica Caetano Reis e Sousa, líder do estudo.

A equipe também identificou que a prostaglandina E2, uma molécula produzida por algumas células cancerosas, suprime a atividade das "natural killers" e reduz a capacidade de resposta dos glóbulos brancos aos atrativos químicos. O bloqueio da prostaglandina com aspirina pode ajudar a aumentar a eficácia das imunoterapias, restaurando os níveis das células brancas em tumores.

"Agora que sabemos um pouco melhor como essa resposta anticâncer funciona, podemos procurar identificar outras maneiras de como os tumores contornam as células brancas. Esse entendimento nos ajudará a desenvolver novas abordagens de imunoterapia para tratar mais pacientes", fala Reis e Sousa.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy