Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Perder peso leva parceiro a emagrecer também, mesmo que ele não siga dieta

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

01/02/2018 12h20

Um novo estudo da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, mostrou que esforços para perder peso não só ajudam quem está querendo emagrecer, mas também seus companheiros.

Os pesquisadores acompanharam o processo de emagrecimento de 130 casais por seis meses. Os resultados mostraram que quando um membro do casal se compromete a perder peso, as chances de seu parceiro emagrecer também são grandes, mesmo que ele não participe ativamente do processo.

Leia também:

Para a pesquisa, os casais foram divididos em dois grupos. No primeiro, um membro do casal teve que seguir um programa de emagrecimento. No segundo, um membro do casal recebeu uma espécie de guia sobre alimentação saudável, exercícios e estratégias para perder peso.

Os resultados mostraram que os membros que não seguiram o programa ou não leram o guia também emagreceram. De acordo com os cientistas, um terço deles perdeu 3% ou mais de seu peso inicial, seis meses após o outro companheiro começar o procedimento.

Casal alimentação - iStock - iStock
Seis meses após o início do estudo, um terço dos parceiros que não seguiu nenhum procedimento perdeu 3% ou mais de seu peso inicial
Imagem: iStock

“Quando uma pessoa muda seu comportamento, as pessoas que estão ao redor dela também mudam”, disse Amy Gorin, autora principal do estudo.

O estudo, publicado no periódico Obesity, também descobriu que até a taxa de emagrecimento do casal é semelhante. Ou seja, se um perde peso rápido, o outro também.

A explicação parece simples: “Os companheiros podem estimular o comportamento de seus parceiros e se unir a eles de diversas formas, como se pesar com frequência e diminuir a quantidade de alimentos gordurosos do cardápio”, disse Amy.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy