Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Bicho geográfico: saiba quais os sintomas, tratamentos e como se prevenir

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

31/01/2018 15h42

Após uma viagem para a República Dominicana, um casal de canadenses relatou nas redes sociais o estrago que o bicho geográfico deixou em seus pés, que ficaram inchados e com bolhas.

Apesar de ser incomum para os turistas gringos, o bicho geográfico já é velho conhecido dos brasileiros, que muitas vezes voltam da praia com a doença. Quer saber mais sobre a infecção? A seguir, tiramos algumas dúvidas relacionadas ao problema.

Leia também:

O que é?

A infecção é causada por larvas ancilostomíases, que, ao se moverem dentro da pele, deixam uma espécie de trajeto visível, como se fosse um mapa --daí o nome ‘geográfico’. A doença também é conhecida como larva migrans.

Como pega?

O parasita é primo do verme que causa o amarelão, mas vive somente nos cães e gatos. Quando os pets fazem cocô em praias, parquinhos infantis e outros locais com terreno arenoso, acabam liberando os ovos do bicho geográfico. 

Quando a larva é depositada na areia e não encontra seu hospedeiro, acaba entrando na pele dos humanos, onde vive por poucos dias até morrer”, explica Vidal Haddad, médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

23.fev.2015 - Cão passa por praia em Kuta Beach, na Indonésia, onde uma garota australiana foi atacada por um animal; mordida motivou uma matança de cães promovida pelo governo local, preocupado com o turismo na região - Ulet Ifansasti/The New York Times - Ulet Ifansasti/The New York Times
Fezes de cães e gatos na areia liberam ovos da larva que causa o bicho geográfico
Imagem: Ulet Ifansasti/The New York Times

Quais os sintomas?

Como o verme não faz seu ciclo no corpo humano, não causa muitos estragos além de coceira, possíveis alergias, bolhas ou infecções. “São complicações locais. As bolhas e infecções, como do casal de canadenses, só ocorrem quando o diagnóstico é tardio e as pessoas foram infectadas por vários parasitas --já vi gente com 50 desses vermes nas costas, só porque a pessoa se deitou em um local de foco”, disse Vidal.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico precoce é difícil. Como no começo a parte visível é apenas uma bolinha vermelha na pele, pode haver confusão por parte do paciente e do médico. Geralmente o problema só é detectado quando essa bolinha começa a andar e a fazer o desenho na pele.

Como tratar?

Não pense em arrancar o bicho. Você pode se machucar. Por mais que a melhora espontânea também seja possível, ela é incerta. Por isso os médicos recomendam não esperar que o problema desapareça. O tratamento é feito por meio de um remédio para vermes, indicado após consulta médica. O medicamento pode ser por via oral ou local, com uma pomada, dependendo da quantidade de parasitas.  

Como se prevenir?

A não ser que você queira andar de tênis na praia, não existe prevenção por parte do paciente, mas sim do causador. “É importante conscientizar quem leva o cachorro à praia ou a outros locais arenosos. Eles devem sempre recolher os dejetos de seus animais. Só assim as areias não são infectadas”, diz Vidal.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy