menu
Topo

Check-up VivaBem

Aqui boato não tem vez! Esclarecemos o que dizem por aí

Acupuntura ajuda a emagrecer?

Check-up VivaBem - Acupuntura
Imagem: Priscila Barbosa/VivaBem

Ana Carolina Nunes

Colaboração para o VivaBem

31/01/2018 04h01

Hoje, a obesidade é considerada um grande problema de saúde pública, pois está associada a doenças como diabetes, colesterol, pressão alta e até câncer. A dupla alimentação saudável e atividade física certamente é a mais eficiente para quem quer se livrar do excesso de peso. Porém, frequentemente nos deparamos com táticas que dizem ajudar na luta contra a balança. Entre elas está a acupuntura, técnica milenar da medicina chinesa que muitas pessoas estariam utilizando para esse fim. 

Fazer acupuntura é eficiente para perder peso?

Ainda não há estudos realizados com metodologia científica que comprovem que a acupuntura ajuda a emagrecer ou interfere de alguma maneira na queima de gordura. No entanto, alguns médicos defendem que investir na técnica pode ser uma boa para quem luta contra a obesidade. Motivo: o tratamento pode minimizar desequilíbrios emocionais que interferem nos hábitos alimentares e dificultam o emagrecimento

A acupuntura ajuda você a comer melhor?

Está comprovado que o estresse e a ansiedade podem contribuir para o ganho de peso, pois desenvolvem compulsões e compensações que interferem na escolha racional dos alimentos. Explicando de maneira simples, isso significa que a tensão e as angústias do dia a dia fazem com que você muitas vezes busque conforto em comidas que trazem prazer (calóricas). A acupuntura ajudaria na medida que melhora o estado emocional e o humor. Isso pode inibir compulsões alimentares e evitar que você sabote frequentemente a dieta. 

FontesWalmir Coutinho, médico endocrinologista e diretor do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM); Marcia Yamamura, chefe do ambulatório de Acupuntura da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp)

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy