Topo

Dieta mediterrânea aumenta chance de sucesso na fertilização artificial

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

30/01/2018 16h21

Seguir a dieta mediterrânea, que inclui grandes quantidades de frutas e legumes, grãos integrais, azeite, peixes, laticínios e vinho, bem como uma ingestão limitada de carne vermelha, doces, frituras e gorduras, parece trazer bem mais benefícios do que o emagrecimento.

Uma nova pesquisa mostrou que a fertilização in vitro em mulheres de até 35 anos tem mais chances de sucesso quando a mãe segue esse tipo de dieta por seis meses antes do procedimento.

Leia também:

Publicado no periódico Human Reproduction nesta terça-feira (30), o estudo teve acesso as dietas de 244 mulheres, por meio de um questionário para suas primeiras reproduções assistidas. As perguntas eram sobre a frequência com que elas consumiram certos grupos alimentares nos seis meses que antecederam a fertilização.

Fertilização - iStock - iStock
A dieta mediterrânea aumenta de 65 a 68% as chances de sucesso na fertilização
Imagem: iStock

Depois, os pesquisadores, liderados pelo professor Nikos Yiannakouris, do Departamento de Nutrição e Dietéticos da Harokopio University of Athens, na Grécia, dividiram as mulheres em três grupos, dependendo de sua aderência à dieta mediterrânea. No resultado, quem seguiu esse tipo de dieta teve altas taxas de gravidez (50%) e maiores índices de sobrevivência dos bebês (48,8%).

“A mensagem importante de nosso estudo é que mulheres tentando a fertilização deveriam ser encorajadas a seguirem uma dieta mais saudável, como a Mediterrânea, porque ela aumenta as chances de uma gravidez de sucesso”, disse Nikos.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy