Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dietas ricas em colesterol elevam 100 vezes crescimento de tumores

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

28/01/2018 18h56

Dietas com alto teor de colesterol podem elevar a velocidade do crescimento de tumores de câncer em até 100 vezes. É o que revelou um novo estudo publicado na revista científica Cell Stem Cell.

O objetivo da pesquisa era entender a correlação entre dietas com alto teor de colesterol e um risco aumentado de câncer de cólon.

Veja também:

De acordo com a equipe de pesquisadores, as células-tronco podem ser a chave do problema. O aumento dos níveis de colesterol seria capaz de aumentar a rapidez com que essas células-tronco, que podem ser transformadas em quase qualquer tipo de célula no corpo, se multiplicassem, aumentando a taxa em que os tumores crescem.

"Estávamos ansiosos para descobrir como o colesterol influenciava no crescimento das células-tronco no intestino, o que, por sua vez, acelera a taxa de formação de tumores em mais de 100 vezes. A conexão entre colesterol e câncer de cólon já estava bem estabelecida, mas faltava entender o mecanismo por trás disso", explicou Peter Tontonoz, da Universidade da Califórnia e um dos autores do estudo.

Em testes feitos com ratos, os pesquisadores notaram aumento do crescimento dos tumores depois de uma dieta rica em colesterol. As mesmas taxas de crescimento de tumor também foram maiores em outro grupo de ratos que teve um gene alterado para produzir mais colesterol por conta própria.

Uma vez que os níveis de colesterol dos ratos aumentaram, a capacidade das células-tronco de se multiplicarem aumentou, o que provocou a expansão do intestino e, como resultado, um aumento na taxa de formação de tumor.

Para os pesquisadores, o próximo desafio é verificar se o aumento dos níveis de colesterol também impactou tumores de outros tipos de câncer.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy